Nada é mais desesperador que não possuir o recurso necessário para quitar alguma dívida, ainda mais quando ela foi feita no cartão de crédito, pois eles cobram juros altíssimos, o que acaba sendo um péssimo negócio. E o pior que, muitas vezes, imprevistos em nossas vidas quando estamos de fato nos organizando financeiramente. Por consequência disso, precisamos recorrer a recursos de terceiros para resolver nossas finanças. O empréstimo, portanto, é um grande aliado quando estamos passando por dificuldades financeiras. Existem pessoas que preferem recorrer aos familiares ou amigos mais próximos, sendo que esta opção realmente é mais barata. Até porque dificilmente essas pessoas com vínculo sentimental cobrarão juros de você. No entanto, nem sempre essa é uma opção viável, o que significa que é preciso pedir crédito ao mercado. Por isso, conheça as opções de empréstimo para quem possui carteira assinada:

Opções de empréstimo disponíveis para quem possui carteira assinada

opções de empréstimo

Cheque especial

Esta modalidade de empréstimo serve mais para uma situação emergencial, sendo disponibilizado pelo banco. O correntista pode usar o limite do cheque especial para compras, saques, pagamento de contas e transferências.

Em contrapartida, os juros do cheque especial são altíssimos, os mais altos do mercado de crédito. Portanto, realmente, o cheque especial deve ser utilizado somente em situações emergenciais e que rapidamente pode ser quitado pelo devedor. Embora essa modalidade de crédito seja prática, ele não é a melhor opção de empréstimo.

Leia também:

5 Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel.

Fintech Social Bank permite empréstimo entre pessoas físicas.

Empréstimo online: confira as melhores e mais seguras opções da atualidade.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é, sem dúvida, a melhor opção de crédito, tendo o foco maior para os funcionários público ou aposentados. No entanto, também é possível fazer o empréstimo consignado sendo funcionário da iniciativa privada. Para isso, o trabalhador precisa se informar no RH se a empresa em que ele trabalha possui convênio com um banco que oferece esse tipo de crédito.

O crédito consignado é mais barato porque é descontado diretamente na folha de pagamento do funcionário. Portanto, o risco da instituição financeira não receber o dinheiro de volta é muito menor.

Empréstimo pessoal

O tipo de empréstimo mais comum entre os assalariados é o empréstimo pessoal. Até porque diferentemente do que ocorre no empréstimo consignado, a parcela não é desctonada diretamente na folha de pagamento. Além disso, o empréstimo é definido de acordo com critérios da análise de crédito do banco ou financeira.

Esta opção de empréstimo permite que até trabalhadores sem carteira assinada consigam obter crédito. Entretanto, o trabalhador precisa ter comprovante de renda.

Empréstimo com garantia de imóvel ou veículo

Nesta modalidade de crédito, o solicitante do empréstimo vai deixar o seu imóvel ou veículo como garantia de pagamento. A vantagem é que geralmente a taxa de juros é baixa, até porque o seu bem estará dando garantia. Sendo também uma forma de incentivo de que você pague a dívida. Logicamente que você não vai querer perder o seu veículo ou imóvel, então o pagamento acabará sendo incentivado.

Antecipação do 13° salário

É possível também pedir a antecipação do 13° salário e o pagamento deverá ser feito quando o trabalhador receber o benefício. Claro que você terá um custo e deve avaliar se realmente valerá a pena antecipar o 13° salário. Portanto, avalie as condições de antecipação.

Quais são as melhores opções de empréstimo?

A melhor opção é o empréstimo consignado porque é o que cobra as menores taxas de juros e ainda por cima é descontado na folha de pagamento. Isso significa que não é preciso nem se preocupar em pagar o boleto.

Outra boa opção é o empréstimo com garantia de imóvel ou veículo. Essa alternativa também oferece juros menores, mas é preciso que você se organize e pague em dia, porque é possível que você perca o seu bem caso atrase muitas parcelas.

Na verdade cada uma das opções de empréstimo possui a sua finalidade. O cheque especial, por exemplo, tem a sua importância pela facilidade em utilizar numa situação emergencial. Ou seja, cabe a você definir qual é o mais adequado para determinada situação.

Por fim, é necessário tocarmos no assunto, mais uma vez, de que o mais importante de tudo é você sempre manter suas finanças em dia, pagando sem atraso para não ser cobrado juros e nem multa. Além disso, poupar dinheiro para esses eventuais problemas que ocorrem em nossas vidas também se faz necessário. Até porque, assim, raramente, você precisará pedir empréstimo.

Fontes: Bom Pra Crédito, Konkero.