Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Open Banking: entenda os próximos passos

Na última terça-feira (15), o Banco Central iniciou uma nova etapa da 3ª fase do Open Banking, sistema que promete descentralizar o mercado financeiro. 

Com a mudança, a partir de agora os bancos devem permitir que lojas usem duas alternativas ao Pix como forma de pagamento. Futuramente, a expectativa é para que também sejam aceitos pagamento de boletos em estabelecimentos comerciais.

É provável que você também goste:

Entenda a diferença entre PIX Saque e PIX Troco

Vereador quer proibir Pix em São Paulo

Na prática, os comércios que hoje já incluem o Pix como opção de transação também poderão usar TED e transferências entre contas da mesma instituição financeira.

De acordo com Fábio Lins, executivo do Banco Original, “os canais tendem ao infinito, desde o supermercado até o WhatsApp”. Assim, é possível observar que os comércios vêm atraindo clientes com descontos por meio do pagamento à vista com o Pix, pois essa modalidade pode ser usada fora do horário comercial, diferentemente de TED.

Essa opção também se torna mais atraente porque não há custos na operação para pessoa física. Segundo o executivo do Banco Original, é importante observar que, se tratando da transferência entre bancos, TED e DOC não devem ficar gratuitos por conta do open banking.

“Neste momento não vejo que o TED ou DOC se tornem gratuitos por conta do Open Banking, até porque utilizam uma plataforma tecnológica mais antiga e demoram mais para serem efetivados na conta do cliente, diferente do Pix cuja tecnologia é mais recente o que permite instantaneidade e alta disponibilidade.”

Fábio Lins, executivo do Banco Original

Próximas fases do Open Banking

De acordo com o cronograma do Banco Central, duas fases são desenvolvidas ao mesmo tempo. A 3ª fase corresponde às obrigações para serviços de bancos; simultaneamente, a 4ª fase traz consigo o Open Finance, que engloba serviços como operações de câmbio, seguros e previdência complementar.

Conheça agora as novidades que chegarão em breve decorrente da 3ª fase do Open Banking:

  • até 30 de março de 2022: será possível encaminhar propostas de operação de crédito de um banco para outro;
  • até 30 de junho de 2022: será possível fazer pagamento de boletos em lojas;
  • até 30 de setembro de 2022: lojas poderão realizar pagamentos usando o sistema de débito em conta dos bancos, além de Pix e TED.

Até dia 30 de junho, o boleto irá funcionar da mesma forma que Pix, TED e DOC; ou seja, qualquer estabelecimento com autorização poderá iniciar o pagamento de um boleto. Lins explica que “funcionará assim: você está no caixa do supermercado e fará o consentimento para que este pague o seu boleto diretamente no banco de sua preferência, obviamente é necessário que a sua conta apresente saldo ou limite de cheque especial”.

O mesmo sistema será implementado para compras a partir do débito em conta no final de setembro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: atk work / shutterstock.com