Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo pagamento duplo do Pis/Pasep em abril para trabalhadores

Cotas do PIS/Pasep são diferentes do abono salarial do PIS/Pasep. Saiba mais

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil já começaram a fazer o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP. Inclusive, desde o início dos calendários, os bancos liberaram metade dos pagamentos previstos para o ano de 2022. Além disso, durante o mês de abril, milhares de trabalhadores terão direito ao pagamento não de um, mas de dois benefícios do abono salarial. Então, para saber mais e ver se você tem direito, confira a seguir!

Abono salarial: novo pagamento duplo do Pis/Pasep em abril para trabalhadores

Dessa forma, a primeira possibilidade de saque do Pis/Pasep para esses trabalhadores já está disponível, e diz respeito às cotas do antigo fundo PIS/Pasep. Já a segunda possibilidade é a respeito dos 154 mil trabalhadores que vão poder ter acesso ao abono salarial ano-base 2019. Esse benefício já foi pago pelo governo aos trabalhadores, mas devido a um erro na apuração dos dados, deixou milhares de pessoas de fora.

Porém, vale dizer que as cotas do PIS/Pasep são diferentes do abono salarial do PIS/Pasep. Isso porque as cotas se referem a um fundo em nome de trabalhadores que exerceram atividade entre os anos de 1970 e 1988. Como dissemos, o saque das cotas do PIS/Pasep está disponível para saque desde 2019; mas, até o momento, R$ 23 bilhões estão parados aguardando o saque.

Em geral, muitas pessoas não conhecem as cotas do PIS/Pasep, pois a maioria dos trabalhadores com direito ao benefício já são aposentados. Por isso é tão importante fazer a consulta para saber se você, caso se encaixe nos critérios, tem o valor a receber. Caso os 10 milhões de trabalhadores e ex-trabalhadores não realizarem os saques das cotas até 2025, os mais de R$ 23 bilhões passarão a ser do governo.

Por fim, devido a erros no processamento de dados, 154 mil trabalhadores também não receberam o abono salarial ano-base 2019, que foi pago entre 2020 e 2021. Mas o erro foi identificado, e agora o pagamento retroativo será feito. Para mais informações sobre os valores do abono salarial, acesse o app CTPS Digital (Android e iOS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com