Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento por aproximação: confira as respostas das principais dúvidas

A modalidade de pagamento tem se tornado cada vez mais utilizada

0

Em tempos de pandemia, em que o contato social é restrito, a modalidade de pagamento por aproximação tem se tornado cada vez mais utilizada. Atualmente, não só o cartão de crédito possui essa opção de pagamento, como também os smartphones. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o pagamento por aproximação. Confira aqui, três principais dúvidas e respostas sobre esse método.

É provável que você goste também

Nação BRB Fla ultrapassa meio milhão de contas abertas

Como simular e contratar um empréstimo pessoal online na Serasa eCred?

Nubank: transações por aproximação cresceram mais de 114% em 2020

Pagamento por aproximação: confira as respostas das principais dúvidas

Com o avanço da modernidade, os métodos e sistemas de pagamento têm se modificado. Recentemente, o Pix, chegou e revolucionou a forma como o brasileiro paga contas e faz transferências.

Assim, o pagamento por aproximação não é diferente: em tempos de pandemia, é muito importante ter métodos em que não é preciso o contato físico. Entretanto, como toda novidade, esse sistema ainda gera dúvidas em algumas pessoas.

1. Qualquer cartão paga por aproximação?

Não. Essa modalidade de pagamento funciona por meio de uma tecnologia de sensor chamado NFC. Ele significa “Comunicação por campo de proximidade” em sua tradução. Esse sistema é o mesmo dos Bilhetes Únicos. Assim, ele funciona quando a pessoa se aproxima da maquininha de pagamento, para poder pagar, bem como girar a catraca.

A tecnologia do cartão de crédito é exatamente igual, entretanto, tem uma adaptação para pagamentos em geral. Dessa forma, só funciona o pagamento por aproximação se você tiver um cartão ou smartphone com o sensor NFC. 

2. É seguro fazer pagamentos por aproximação?

Sim. Ao fazer um pagamento por aproximação, essa operação é protegida por criptografia. Ou seja, os dados do seu cartão, bem como os dados pessoais ficam seguros na hora que você faz o pagamento.

Além disso, o pagamento por aproximação funciona quando o cartão e a maquininha estão a pelo menos 3 cm um do outro. Dessa forma, evita-se o pagamento acidental. Também é possível ativar ou desativar essa função através do celular, aplicativo do banco, ou carteira digital.

3. O cliente paga taxa adicional nessa operação?

Não. O pagamento por aproximação, tanto no celular como no cartão, não tem taxa adicional para quem compra. Dessa forma, você pode usar o quanto quiser essa modalidade de pagamento, sem ter que se preocupar com taxas “surpresa”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Rido / shutterstock.com

Comentários
Carregando...