O Nubank será a primeira instituição financeira 100% digital entre a primeira onda de bancos a possibilitar que pagamentos sejam feitos através do WhatsApp no Brasil. A novidade foi divulgada no próprio site da fintech, e representa um grande avanço para o sistema de pagamentos no país. A partir de agora, os usuários Nubank poderão realizar pagamentos usando o WhatsApp, facilitando ainda mais as transações por meio do roxinho.

Dessa forma, clientes do cartão que possuem a função débito poderão enviar e receber dinheiro diretamente pelo aplicativo de mensagens, com a mesma facilidade que enviam fotos, compartilham arquivos e trocam mensagens. Além disso, o banco digital assegura que todo o processo é extremamente seguro e não implica na cobrança de taxas ou tarifas. Confira, a seguir, como funciona o novo recurso.

É provável que você também goste:

Cuidado: golpe do auxílio emergencial usa aplicativo falso

Mundo após COVID-19 deixa de ser analógico e passa a ser digital

Nubank mostra quanto rende mil reais em sua conta digital

Como funcionam os pagamentos usando o WhatsApp?

A possibilidade de realizar pagamentos usando o WhatsApp estará disponível ao longo das próximas semanas. O recurso será oferecido pelo Facebook Pay e processado por um provedor de serviços de pagamentos local. A função “Pagamento”, que será disponibilizada no WhatsApp em algumas semanas. Ela aparecerá quando você abrir conversas com seus amigos, sendo possível enviar ou receber dinheiro da mesma maneira que são enviados arquivos, fotos, contatos e localização.

Dessa forma, há duas formas de fazer pagamentos usando o WhatsApp: a primeira é com o envio e recebimento de dinheiro entre usuários; e a segunda é a partir de pagamentos feitos para empresas utilizando o aplicativo WhatsApp Business.

Como ativar a função de enviar ou pedir dinheiro pelo WhatsApp?

Para que você possa começar a realizar pagamentos usando o WhatsApp, assim que a função for liberada, basta adicionar o seu cartão na função débito no Facebook Pay, no aplicativo do WhatsApp, e ter saldo disponível na sua conta do Nubank. Veja o passo-a-passo do processo:

  • acesse as configurações do seu WhatsApp e vá na opção “Pagamentos”;
  • em seguida, toque em “Facebook Pay” para ler os termos e condições e crie um PIN do Facebook Pay de seis dígitos;
  • insira seu nome completo, CPF e dados do seu cartão com a função débito (número, data de vencimento e CVV);
  • para verificar seu cartão, você receberá diretamente no app do Nubank um código de seis dígitos. Basta inseri-lo no aplicativo do WhatsApp;
  • por fim, faça a verificação e pronto, seu cartão estará cadastrado e você já pode começar a fazer pagamentos usando o WhatsApp.

Dito isso, da mesma forma que você pode fazer uma compra usando a função do cartão de débito Nubank, ao fazer pagamentos usando o WhatsApp você receberá uma notificação diretamente no app Nubank. Ela será enviada assim que o dinheiro for enviado pelo aplicativo de mensagens, informando você sobre os valores da transação.

Afinal, como fazer compras em empresas pelo WhatsApp?

Além de realizar pagamentos usando o WhatsApp, o novo recurso também vai permitir fazer compras em empresas no WhatsApp com seu cartão de crédito ou com a função débito Nubank. A única diferença é que, nesses casos, será preciso que a empresa se cadastre no aplicativo WhatsApp Business para receber dinheiro de clientes.

Lembrando que tanto empresas quanto pessoas físicas que usarem o WhatsApp para pagamentos não precisarão pagar nenhum tipo de tarifa ou taxa. Entretanto, as empresas que decidirem fazer uso do aplicativo WhatsApp Business deverão sim pagar uma tarifa fixa que permitirá que seus clientes comprem e façam pagamentos usando o WhatsApp.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Julio Ricco / Shutterstock.com

Sobre o Autor

Bruna Valtrick

Redatora

Graduada em Jornalismo, apaixonada por escrita, linguagem e comunicação. Experiência em marketing digital e em redação publicitária.

Ver todos os artigos