Esta é uma dúvida que frequentemente surge entre os usuários de cartões de crédito digital. Aparentemente, essa atitude pode ser vantajosa em alguns casos. No entanto, primeiramente é necessário dar uma boa analisada nos prós e contras, para saber se para você realmente vale a pena pagar contas com cartão de crédito. Se você tiver dúvidas sobre isso, antes de mais nada, leia este artigo na íntegra. Boa leitura!

Leia também:

Contran aprova pagamento parcelado de multas pelo cartão de crédito.

Vantagens em antecipar a parcela do Nubank.

Vantagens de pagar contas com cartão de crédito

Acumular pontos em programas de fidelidade

Primeiramente, uma das principais vantagens é para acumular pontos em programas de fidelidade. Temos por exemplo o Nubank Rewards, programas de milhas ou ainda outros, que dependem da utilização do cartão. Os principais atrativos para os bancos digitais vão desde descontos em plataformas de Streaming, cinema, viagens, vale-presentes, entre outros.

Além disso, caso o seu cartão de crédito seja de alta renda, as vantagens podem ainda ser maiores, e normalmente pode acumular até 3 pontos a cada 1 dólar que você consumir.

Prazo maior para o pagamento

Essa é outra vantagem incrível. Digamos que venceu a sua conta de telefone no dia 11 de julho. Basta pagá-la com seu cartão de crédito, que precisará pagar a fatura somente no mês seguinte. Ou seja, você tem mais prazo para o pagamento correspondente, e sem juros.

Dificuldades financeiras

Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Digamos que você enfrente dificuldades financeiras por estar em um período de baixa liquidez em um mês, inesperadamente.

Por fim, realmente o seu dinheiro de plástico poderá salvar a sua vida, caso você decida pagar contas com cartão de crédito. É importante ressaltar que é necessário dispor do dinheiro para o pagamento da fatura até a data de vencimento.

Desvantagens de pagar contas com cartão de crédito

Até aqui tudo estava perfeito, não é mesmo? Entretanto, existem algumas desvantagens a se considerar.

Deixar investimento render

Essa opção realmente não é interessante. Digamos que você vai pagar contas com cartão de credito, na expectativa de deixar seu dinheiro render mais em um determinado investimento. Normalmente, as tarifas cobradas não compensam os juros do investimento. Ademais, com o tempo as contas passarão a ser recorrentes, e com isso você corre o risco de criar uma enorme bola de neve.

Quais são as melhores opções para pagar as contas

Sem sombra de dúvidas, pagar sempre à vista ou escolher a opção de débito automático é a melhor forma de pagar as suas contas. Outra forma é através do boleto bancário. Aliás, se você tiver disciplina, é possível sim pagar contas com cartão de crédito. Porém, é fundamental ter noção do quanto a sua renda pode ser comprometida em virtude disso.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.