Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

País que teria moeda comum com o Brasil bate recorde de inflação

A moeda comum do Mercosul voltou a ser assunto. E, uma das nações integrantes teve alta expressiva na inflação e não, não é a Argentina! Veja!

Recentemente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a falar sobre a criação de uma moeda comum entre os países integrantes do Mercosul. O objetivo principal seria a ampliação comercial entre as nações do bloco regional. A conversa aconteceu entre o novo chefe da pasta e o embaixador da Argentina, Daniel Scioli. 

O Mercosul é formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e conta com Estados associados da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Guiana. 

Após as discussões sobre a possibilidade de uma moeda comum entre os países, o presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou que a proposta é interessante. Seu país, no entanto, passou por problemas econômicos no último ano e a inflação atingiu o maior patamar em 30 anos.

Economia do Chile em 2022

A inflação do Chile fechou o ano de 2022 em 12,8%, a maior taxa em três décadas, sendo que o aumento da taxa inflacionária comum para os chilenos era de cerca de 3% ao ano. O cenário pode ser explicado, assim como na maioria dos países do mundo, pelos efeitos da pandemia de Covid-19 e os impactos da Guerra na Ucrânia, iniciada no começo do ano passado. 

De acordo com especialistas, a inflação deve seguir em altos níveis durante o primeiro semestre deste ano. 

A taxa de juros, ferramenta usada para conter o avanço dos preços, é de 11,25%, com base nos dados de dezembro, no Chile. 

Mesmo diante dessa realidade, as expectativas do Banco Central chileno é retornar a uma inflação anual próxima dos 3%. 

O que diz Boric sobre a moeda comum do Mercosul

Em entrevista à Folha de São Paulo, o presidente do Chile, Gabriel Boric, defendeu a ideia do desenvolvimento de uma moeda comum entre os países do Mercosul, mas afirmou que o projeto deve ser realizado a longo prazo. Aproveitou ainda, para fazer uma comparação com a União Europeia que só conquistou a moeda única em 50 anos.

Imagem: rafapress/shutterstock.com