Para que serve a chave Pix da Caixa?

0

Recentemente o Banco Central do Brasil (BACEN) anunciou o Pix, uma nova forma de pagar e receber dinheiro, rápido e sem burocracia. Entretanto, como qualquer novidade, há muitas dúvidas dos consumidores em como vai funcionar este sistema. Levando em conta que a Caixa Econômica Federal é o mais importante banco do Brasil, aqui vamos falar sobre para que serve a chave Pix da Caixa.

Mas, antes de mais nada, vamos conferir um breve resumo do que é exatamente a Chave Pix. Se você quiser saber mais detalhes, pode acessar o nosso post PIX: conheça o sistema que vai revolucionar os meios de pagamentos e permitir transferências até no final de semana.

É provável que você também goste:

Caixa libera hoje R$ 1.045 do FGTS para nascidos em setembro e outubro

5 motivos para investir em uma franquia de cursos na área da beleza

Para que serve a chave Pix da Caixa?

O PIX é o sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central que vai desburocratizar as transações bancárias no Brasil. Isso incluiu o que fazemos através de cartões, boletos, TEDs e DOCs. Você poderá fazer as transações sem precisar digitar todos os dados bancários do recebedor. Basta informar a Chave Pix de quem vai receber, e pronto.

Com o Pix da Caixa, você poderá fazer transações instantâneas, em menos de 10 segundos, e a qualquer momento. Isso quer dizer que não vai mais precisar esperar até o próximo dia útil ou o horário bancário para fazer uma transferência, por exemplo.

Pode ser até mesmo durante a madrugada ou nos domingos e feriados. Além disso, os pagamentos através do Pix poderão ser feitos através do seu smartphone, tudo de forma digital.

Preciso pagar para usar?

Outro detalhe muito importante é que o PIX vai ser gratuito para pessoas físicas. O custo para pessoas jurídicas (empresas) ainda não foi definido, mas deverá ser mais barato do que as opções atuais.

E se tudo isso ainda não te convenceu, e você está pensando que é uma furada, calma, pois o cadastramento da Chave Pix da Caixa não é obrigatório. Isso quer dizer que se você quiser continuar fazendo as transações bancárias da forma tradicional, poderá fazê-las sem problemas. Porém, você estará perdendo uma grande facilidade.

Lembrando que pessoa física poderá criar até 5 chaves por conta, enquanto a pessoa jurídica pode criar até 20 chaves por conta.

Calendário

E se você está ansioso por começar a usar este sistema de transações, confira o calendário de implementação do Pix:

  • 05 de outubro: Início do processo de registro das Chaves Pix;
  • 03 de novembro: Início da operação restrita do Pix;
  • 16 de novembro: Lançamento do Pix para toda a população.

O PIX da Caixa é seguro?

Sim, o PIX da Caixa é seguro, pois utiliza as mesmas medidas de segurança de transações feitas por TED ou DOC. Os dados bancários e pessoais dos consumidores serão mantidos em sigilo bancário, de acordo com a Lei Complementar nº 105, além da Lei Geral de Proteção de Dados. Se você quiser saber mais sobre a segurança do Pix, confira nosso post Fazer transferência pelo sistema Pix é seguro?

​Como faço para usar o Pix na Caixa?

Pra usar o Pix da Caixa, é necessário possuir uma conta corrente, poupança ou conta social digital (Caixa Tem) e baixar no seu celular o aplicativo CAIXA ou CAIXA Tem.

Após isso, você deve cadastrar suas Chaves Pix no próprio aplicativo e, a partir do dia 16/11/2020, você poderá fazer as suas transações instantaneamente, informando apenas a Chave Pix de quem vai receber o valor.

Cadastrando a chave Pix na Caixa

1. Abra o aplicativo Caixa no seu celular;

2. Vá até a opção do Pix;

3. Escolha a opção de cadastrar uma nova chave Pix.

Como fazer a portabilidade de uma chave PIX para qualquer banco

4. Selecione a chave que deseja cadastrar na sua conta, e preencha as informações que serão solicitadas.

Como fazer a portabilidade de uma chave PIX na Caixa

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar