Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Parceria torna possível Sedex nas lotéricas e FGTS nos Correios, entenda!

A CAIXA Econômica Federal e os Correios assinaram um acordo para o compartilhamento de suas estruturas físicas. Saiba mais!

Nesta terça-feira (12), a CAIXA Econômica Federal e os Correios assinaram um acordo para o compartilhamento de suas estruturas físicas. Assim, a parceria tem como objetivo oferecer serviços bancários e de envio e recebimento de encomendas em ambas as instituições estatais

Dessa forma, com o novo acordo, serviços ligados a programas sociais, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás Nacional, e a benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego, PIS e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), serão oferecidos em agências dos Correios. 

Em contrapartida, lotéricas da CAIXA começarão a funcionar também como pontos de envio e coleta de encomendas dos Correios. Veja mais detalhes da parceria!

Efeitos da parceria para as instituições

De acordo com os Correios, essa união permitirá a otimização da estrutura física das duas instituições, contribuindo para a redução de custos. No final do ano de 2023, a CAIXA possuía uma rede física de 4,3 mil agências e postos de atendimento, além de 22,2 mil lotéricos e correspondentes. Já os Correios possuem mais de 10 mil agências, estando presente em todos os municípios brasileiros.

Assim, esse acordo surge em um momento em que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta fortalecer os Correios, que voltaram a apresentar prejuízos recentemente. Dessa forma, nessa parceria, a empresa postal receberá remuneração pelo uso de seu espaço para a prestação de serviços bancários da CAIXA. 

Fachada dos Correios em Vitória, no ES
Imagem: SERGIO V S RANGEL/Shutterstock.com

Fortalecimento dos Correios

Na segunda-feira (11) o governo também anunciou a intenção de enviar um projeto de lei ao Congresso para fortalecer os Correios no segmento de e-commerce. E, assim, fazer com que a estatal compita de igual para igual com grandes comércios eletrônicos, como Mercado Livre, Shopee e AliExpress.

Veja também:

Congresso vota proposta que isenta ESTES veículos de pagar IPVA; saiba mais

Por fim, vale lembrar, que anteriormente, os Correios já haviam firmado parcerias similares ao novo acordo com a CAIXA Econômica Federal. Essas alianças foram realizadas com o Bradesco e o Banco do Brasil por meio do Banco Postal.

Imagem: SERGIO V S RANGEL/Shutterstock.com