Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se a PEC dos Precatórios afeta o seu bolso?

Confira o que muda no dia a dia do brasileiro.

Aos poucos, a aprovação no Senado da PEC dos Precatórios vai consolidando as mudanças nos pagamentos de dívidas do governo. Com isso, as novas regras vão tornar mais difícil a vida de quem já precisa esperar para receber o dinheiro a que tem direito. A mudança ainda depende de aprovação na Câmara, mas a tendência é que aconteça. Em resumo, o governo está fazendo isso para bancar o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Selic a 11,25%: relatório Focus mostra expectativa de alta para 2022

Bolsonaro promete reajuste aos servidores se PEC dos Precatórios for aprovada

Poupança rendendo mais: regra antiga voltará após reunião do Copom

Como saber se a PEC dos Precatórios afeta o seu bolso?

Dessa forma, com as novas regras, o tempo para o Governo Federal pagar os precatórios a pessoas e empresas vai se tornar ainda mais incerto; ou pelo menos é o que dizem os especialistas. Portanto, processos que hoje já duram pelo menos 15 anos podem se tornar ainda mais demorados. E esse é um dos maiores impactos da PEC para o seu bolso.

Além disso, a mudança cria uma lista de prioridades para pagamento dos precatórios. Assim, quem ficar fora dessa lista só volta a ser considerado nos anos seguintes. E isso se houver disponibilidade de recursos do governo.

Em 2022, por exemplo, deveriam ser pagos R$ 90 bilhões em precatórios. Contudo, só estão destinados R$ 45,3 bilhões para esses pagamentos.

Por fim, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, a PEC dos Precatórios “não é calote”. Ele também acrescentou que, com a proposta, o governo quer os precatórios também embaixo do teto de gastos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: shurkin_son / Shutterstock.com