Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pedido de indenização do DPVAT agora é feito na Caixa. Saiba como funciona

0

Conforme já havíamos noticiado, desde o início deste ano, o pedido de indenização do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) agora é feito na Caixa Econômica Federal. Ou seja, se o acidente aconteceu a partir do dia 1º de janeiro de 2021, é preciso procurar a Caixa. Mas como solicitar a indenização, agora que não é necessário ir a uma agência dos correios?

É provável que você também goste:

Fiz um Pix e não caiu na conta destino. O que fazer?

O que é o DPVAT?

De responsabilidade da Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculado ao Ministério da Economia, o Dpvat é um seguro obrigatório. A indenização do DPVAT é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e, também, para reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados por acidentes.

Assim, o Dpvat indeniza todas as vítimas de acidentes, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, sem apuração de culpa. Além disso,  os solicitantes têm até três anos para fazer o pedido de indenizações, contados a partir da data do óbito ou acidente.

Como solicitar a indenização do DPVAT?

A partir deste ano, a Caixa Econômica Federal recebe as solicitações e faz o pagamento das indenizações do DPVAT de acidentes nas suas agências. Entretanto, o banco federal planeja lançar um aplicativo para receber os pedidos online, com muito mais facilidade.

Enquanto o aplicativo ainda não é disponibilizado, para solicitar uma indenização do DPVAT, os beneficiários devem comparecer às agências da Caixa com alguns documentos, descritos no site conforme a necessidade.

É possível comparecer apenas com a cópia simples dos documentos para entrega na Caixa. O prazo estimado para conclusão da análise é de 30 dias. Após, o beneficiário recebe o deferimento ou não da solicitação e o valor da indenização.

Vale destacar que a solicitação da indenização é gratuita.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...