Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Perguntas e respostas frequentes sobre o Pix das empresas (CNPJ)

Usuários comuns não precisam pagar taxas.

0

O lançamento do Pix ocorreu em novembro do ano passado, com o intuito de deixar mais fácil a forma de fazer pagamentos para todos.

A princípio, para aqueles que são usuários comuns, não é necessário que sejam pagas taxas, ou seja, basta escolher tal método de transferência e realizar o envio do dinheiro. Contudo, existem grandes diferenças para empresas, que possuem cobranças ao fazerem transações.

Tais diferenças geram certas dúvidas para alguns usuários, nos quais desejam saber se a forma de utilizar o Pix nas empresas é muito diferente.

É provável que você também goste:

Aproveite: 5% de desconto nos mais queridos da C6 Store!

Bolsonaro inclui os Correios no Programa Nacional de Desestatização

Quando dá um erro no Pix, vale a pena fazer DOC ou TED?

Dúvidas em relação ao uso do Pix das empresas

Ainda existem algumas dúvidas com relação ao uso do Pix nas empresas, por este motivo, algumas delas necessitam de esclarecimento.

É preciso fazer um cadastro para usar o Pix nas empresas?

Do mesmo modo para as pessoas físicas, não existe um cadastro caso deseje utilizar o Pix em empresas. Aqueles que adotam tal sistema seriam as instituições financeiras e, como resultado, seus clientes não precisam sequer realizar o cadastro de uma chave.

É feita uma cobrança para fazer uso do Pix em empresas?

O Banco Central (BC) falou sobre uma cobrança ser feita nos casos das pessoas jurídicas, tanto durante o envio, quanto no recebimento dos valores que possuem o propósito de compras e transferências. A tarifa pode chegar em até R$ 150. mas isso depende bastante de determinados valores de transferência.

Do que se trata o Pix Cobrança

O Pix Cobrança se trata de uma ferramenta opcional, no qual depende de ofertas realizadas pelas instituições financeiras e dá a permissão aos recebedores de gerenciarem todas as suas cobranças com relação ao Pix.

Apesar de poder ser usada por pessoas físicas, essa ferramenta é mais útil para empresas devido a gestão de cobranças.

O que é a API Pix?

A API Pix (API é a sigla em inglês para ”interface de programação da aplicação”)  seria uma ferramenta que dá permissão para outros software de cobrança acessarem todos os recursos disponíveis no método de pagamentos do BC, sem que haja uma intervenção do cliente.

Como é identificado recebimentos pelo Pix?

Da mesma forma que é feito nas contas das pessoas físicas, todas as transações geram uma notificação para quem for o pagador e o recebedor. Além disso, fica disponibilizado também nos extratos, caso não seja notificado

O que fazer caso deseje fazer uma mudança nas contas para que ela seja de recebimentos?

Basta fazer o recadastro da mesma chave em uma outra conta do mesmo CNPJ e, em seguida, fazer a confirmação dos dados que são solicitados, para que seja realizada a efetivação da migração.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Dessa forma, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Pix/Banco Central

Comentários
Carregando...