Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quando dá um erro no Pix, vale a pena fazer DOC ou TED?

Veja qual a melhor alternativa nesses casos

0

O Pix, o novo sistema de pagamentos do Banco Central, foi lançado no segundo semestre de 2020, e desde lá já se tornou muito popular. Em dezembro do ano passado, já eram mais de 110 milhões de chaves Pix registradas. Em março deste ano, as transações via Pix já somavam R$ 278 bilhões, segundo o Banco Central. Porém, quando o serviço dá erro ou está indisponível, o que fazer? Veja a seguir qual a melhor solução nesses casos.

É provável que você também goste:

Aprenda como abrir uma conta no app do C6 Bank

Nubank está liberando empréstimo em massa. Vale a pena?

Bancos devem voltar a estender prazo para renegociação de dívidas

Quando dá um erro no Pix, como fazer transferências?

Em geral, a solução nesses casos é realizar uma TED ou um DOC. Mas será que vale a pena, ou é melhor esperar pela regularização do serviço? Afinal, as transferências realizadas via Pix são praticamente instantâneas, enquanto as outras opções possuem prazos específicos.

Primeiramente, com a TED é possível fazer somente durante o dia, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 16h59. Entretanto, após a realização do pagamento, o banco só compensa o valor no dia seguinte. Já no caso do DOC, o valor estará disponível na conta do favorecido somente no próximo dia útil, se transferido entre 06h30 e 22h. Para as transações fora desse horário ou em fim de semana e feriados, o prazo é de até 2 dias úteis. Além disso, o DOC limita transferências a R$ 4.999,99.

Então, vale a pena fazer um TED ou DOC?

Afinal, vale a pena fazer um TED ou um DOC? Bem, se você não tiver como enviar um PIX, vale a pena utilizar esses serviços sim, mas atente-se quanto ao prazo. E, como já mencionamos, esse tempo pode demorar ainda mais em finais de semana ou feriados, sendo que no próximo dia útil, deve passar por uma validação interna pelos funcionários do banco receptor.

Dessa forma, antes de realizar seu TED ou DOC, analise bem esses fatores. Se a transferência for realizada numa sexta-feira, por exemplo, muitas vezes pode valer a pena esperar o serviço do Pix se normalizar. Porém, durante a semana, em até 1 dia útil você pode ter o problema resolvido, então fazer um TED ou DOC pode ser uma ótima alternativa!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Dessa forma, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...