Perícias do INSS estão suspensas por questões de segurança

0

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que as perícias médicas estão suspensas até que adequações sejam feitas das agências da Previdência, para garantir a segurança dos peritos e beneficiários contra riscos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19). Ontem (14), várias unidades retomaram o atendimento presencial, suspenso em março em razão da pandemia.

É provável que você também goste:

Vale a pena o crédito imobiliário do Itaú Unibanco, atrelado ao rendimento da poupança?

Como descobrir se uma agência do INSS está aberta?

Entenda o novo aumento do limite do cartão de crédito para aposentados do INSS

No entanto, os médicos peritos optaram por não retomar as atividades devido à falta de segurança. Sendo assim, todas as perícias médicas do INSS agendadas foram suspensas. De acordo o INSS, haverá novas inspeções hoje (15) e amanhã (16) para viabilizar o rápido retorno dos peritos.

Por enquanto, apenas 12 agências do INSS podem fazer perícias

Conforme a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais, em vistorias nas agências na semana passada, constatou-se que, das mais de 800 unidades que fazem perícia pelo Brasil, só 12 tinham estrutura para retorno seguro. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional, e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, explicou em um comunicado.

Os peritos seguem em trabalho remoto, atendendo aos pedidos de antecipação e demais solicitações que já vêm sendo feitas ao longo da pandemia.

Mesmo sem o serviço de perícia, segundo o INSS, a retomada gradual inclui a avaliação social, cumprimento de exigências, reabilitação profissional e justificação administrativa. Todavia, esses serviços exigem agendamento prévio pelos canais remotos. “Segurados não agendados não serão atendidos a fim de evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS.

O segurado deve acessar o portal covid.inss.gov.br para saber qual agência está aberta e se já oferece a perícia. Caso positivo, é preciso fazer a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar