Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa revela que 70% dos trabalhadores preferem manter o saque-aniversário do FGTS

Uma pesquisa revela que 70% dos trabalhadores se opõem ao fim do saque-aniversário do FGTS. Entenda os motivos!

Uma pesquisa revelou que a maioria dos trabalhadores se opõe ao fim do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Apesar da perda do direito ao seguro-desemprego em caso de demissão sem justa causa para quem opta por essa modalidade, as vantagens parecem superar as críticas para uma grande parcela da população.

Dessa forma, saiba mais informações sobre os resultados dessa pesquisa, as razões por trás da resistência dos trabalhadores e o impacto potencial que o fim desse benefício poderia ter. Continue a leitura!

Maioria dos trabalhadores prefere manutenção do saque-aniversário do FGTS

Imagem de um celular com a tela no aplicativo do FGTS e notas de R$50 e R$100. Acima, a plavra "Saque-Aniversário"
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Segundo pesquisas recentes conduzidas com clientes das organizações Zetta e ABBC, focadas em serviços financeiros digitais, a adesão ao saque-aniversário do FGTS é algo desejado pela maioria. Os dados coletados com aproximadamente 6,5 mil trabalhadores revelaram que cerca de 70% dos beneficiados pela modalidade são contra a sua extinção.

Assim, eles preferem manter a flexibilidade de usar os recursos do FGTS. Aliás, essa preferência pelo saque-aniversário vai além do acesso ao dinheiro. Mais de 80% dos entrevistados ressaltam a importância da liberdade de utilizar os valores conforme suas necessidades.

Além disso, os empréstimos com garantia do saque-aniversário do FGTS surgem como um atrativo para aproximadamente 90% desses trabalhadores. Logo, isso demonstra a importância dessa modalidade para a saúde financeira de muitos brasileiros.

Como os trabalhadores utilizam o recurso?

Entre os usuários do saque-aniversário do FGTS que optaram por antecipar o recurso por meio de empréstimos, 54% consideram que tal decisão foi decisiva para alcançar metas financeiras importantes. Entre elas, sobretudo, está a quitação de dívidas domésticas.

Ademais, 85% desses clientes possuíam restrições de crédito, encontrando nas taxas mais acessíveis do saque-aniversário uma oportunidade para regularizar sua situação financeira.

Veja também:

Empréstimo consignado em 2024: vale a pena? Avaliando os prós e contras

Por fim, a grande maioria não vê os empréstimos como um fardo em seu orçamento, e um expressivo percentual demonstra interesse em solicitar essa modalidade de crédito novamente. Curiosamente, quase metade dos entrevistados não estava a par das discussões sobre o fim do saque-aniversário do FGTS. Ao serem informados, 59% se posicionaram contrários à ideia de sua extinção.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital