Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PIS/Pasep: veja como saber se você tem direito a receber

0

Dentre os benefícios trabalhistas pagos pelo Governo, é possível citar o PIS/PASEP pago aos trabalhadores da rede privada e pública, conforme as suas contribuições trabalhistas. Em suma, o benefício é pago uma vez ao ano, e é possível consultar através das contas digitais da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil (BB). Abaixo, confira como saber se você tem direito a receber.

É provável que você goste também:

Liberada consulta ao abono salarial do PIS/Pasep 2022

Teto do seguro-desemprego tem novo aumento; veja o novo valor

Caixa confirma e divulga o calendário de pagamentos do PIS/PASEP para 2022

PIS/Pasep: veja como saber se você tem direito a receber

Em suma, o PIS é um benefício pago para os trabalhadores por suas contribuições. O pagamento é realizado pela Caixa ou pelo BB. Entretanto, só pode ganhar o valor, o cidadão que se encaixar nas seguintes condições:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter exercido uma atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  • Ter ganhado até 2 salários mínimos mensais;
  • Estar com os dados corretos e atualizados no eSocial.

Sendo assim, os trabalhadores que não se encaixam nos pré-requisitos para ganhar o PIS/Pasep não poderão sacar o valor. Ademais, qualquer problema com o registro do RAIS pode também ser uma justificativa para que o cidadão não ganhe o valor esperado.

Para sacar o PIS/Pasep pela primeira vez, o trabalhador precisa ter em mãos, os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento oficial com foto, como RG ou CNH;
  • Número do PIS.

Vale ressaltar, que o valor do PIS/Pasep pode chegar a um salário mínimo. Entretanto, vai depender do número de meses que você trabalhou no ano anterior. Além disso, ele é liberado conforme um calendário de pagamento, que considera a data de nascimento do beneficiários.

Por fim, tendo os documentos mencionados, o saque pode ser feito através da Caixa, em qualquer agência, ou no Banco do Brasil, para os servidores públicos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com 

Comentários do Facebook

- Publicidade -