Pix fica acima do cartão de crédito em ranking de formas de pagamento; veja
O Pix, lançado em 2020 pelo Banco Central, tem se popularizado cada vez mais entre os brasileiros. Saiba mais!
O Pix se populariza cada vez mais entre os brasileiros. Sua praticidade e gratuidade são fatores que facilitam atividades do cotidiano e reduzem custos. Assim, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central, mais de 141 milhões de brasileiros utilizam o sistema de transferências instantâneas.
Desse modo, a cada ano, o número de transações realizadas aumenta de forma significativa. Entre julho de 2022 e julho de 2023, houve uma alta de 72% nesse sentido.
Diante dessa realidade, o Pix já é uma das principais formas de pagamento entre os brasileiros. Além disso, em relatório recente do BC, a ferramenta fica acima do cartão de crédito, com ampla vantagem.
Pix como principal meio de pagamento
Com base em dados do Sebrae, o BC explica que os consumidores já consideram o Pix o meio de pagamento mais utilizado, principalmente nas compras em pequenos negócios ou microempresas. Veja:
- Pix: 40%;
- Cartão de crédito: 23,3%;
- Boleto: 10,6%;
- Dinheiro: 9%;
- Cartão de débito: 7%;
- TED/DOC: 5,3%;
- Outro: 5%.

O percentual corresponde à média entre o uso do Pix registrado pelos clientes de empresas MEI, MPE e Pequeno Negócio.
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Outros dados sobre o sistema de transferência
Outros dados do relatório do Banco Central que chamam a atenção compreendem o fator de inclusão apresentado pelo Pix. Segundo as informações, 71,5 milhões de novos usuários foram incluídos com a ferramenta.
Além disso, o número de chaves registradas ultrapassa a casa dos 650 milhões. As chaves são usadas para que as transferências possam ser efetuadas. Vale dizer que cada usuário pode ter mais de uma, e podem ser CPF, número de celular, e-mail, CNPJ ou chave aleatória.
No que se refere aos valores mais transferidos via Pix, os menores acontecem em maior proporção. São 31,4% de transferências entre R$ 0 e R$ 19,99, e apenas 6,9% acima de R$ 200.
Imagem: Divina Epiphania/Shutterstock.com