Para transferir pelo Pix a outra pessoa precisa ter Pix também?

0

O Pix é o novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), e veio com a promessa de facilitar o dia a dia dos brasileiros. Assim, com ele, é possível transferir valores entre diferentes contas em poucos segundos, a qualquer hora do dia ou da semana. Tudo isso de forma prática, rápida e segura. Além disso, as transações podem ser realizadas tanto de uma conta corrente, quanto de uma poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Outro fator do Pix é que, além de aumentar a velocidade nos pagamentos e no envio de dinheiro, que é quase instantâneo, ele também promove a inclusão financeira. Isso porque é muito simples criar uma chave, e também porque permite que o pagamento e transferência de dinheiro se torne algo muito mais acessível, por não ter taxas, e facilitado.

É provável que você também goste:

Entenda o Crédito Nubank e descubra por qual motivo o limite do cartão é baixo e o empréstimo é alto!

PicPay ou Nubank? Qual é o melhor para deixar o dinheiro rendendo?

Banco BMG lança plano de telefonia móvel. Saiba como solicitar o BMG Chip

É possível usar Pix sem ter a chave Pix?

Mas, entre tantas novidades, uma das dúvidas mais recorrentes sobre o serviço é se é possível enviar dinheiro para quem não possui Pix. Ou, o contrário, se é possível receber de alguém que tem a chave se você não tiver. A verdade é que, segundo o Banco Central (BC), mesmo aqueles que não cadastraram uma chave podem utilizar a ferramenta. Entretanto, a diferença é que, nesses casos, o processo é um pouco mais trabalhoso.

Primeiro, é preciso entender que as chaves do Pix funcionam como um apelido da conta, ou seja, uma forma de receber pagamentos ou transferir dinheiro sem precisar passar os dados bancários. Para isso, é possível registrar o número de telefone, e-mail, CPF ou CNPJ como chave vinculada a uma conta. Mas, também existe outra forma, que é gerando uma “chave aleatória”, criada pelo próprio sistema do Pix. 

Então, mesmo sem cadastrar as chaves, posso transferir dinheiro pelo Pix?

Sim, é exatamente isso. O Pix permite que você opere normalmente utilizando os dados bancários, sem chaves ou cadastros adicionais. Assim, é possível realizar um Pix da mesma forma que se faz um TED, por meio de nome, número de conta, agência, etc.

Mas, atenção: existe uma condição para fazer transações financeiras pelo Pix sem chaves cadastradas. Para isso, o banco no qual o usuário é vinculado deve operar pelo Pix. Ou seja, as chaves são apenas uma forma de simplificar todo o processo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...