Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após DOC e TED, nova etapa do PIX pode reduzir o uso de cartões

PIX modernizado e com mais ferramentas pode ser expandido para as lojas

0

Mesmo sendo um ferramenta nova, o PIX já caiu nas graças dos brasileiros, se tornando indispensável para a economia do país. Enquanto isso, o Banco Central já trabalha para anunciar grandes novidades na ferramenta, que tornará ela muito mais completa, segura e competitiva. As mudanças permitirão que você faça transferências através de aplicativos de mensagens e compras na internet com apenas alguns cliques.

O Banco Central tem uma resolução que regulamenta as regras para as instituições financeiras, que fazem parte do open banking. Somente essas instituições poderão oferecer os novos serviços do PIX. Um relatório da Ágora, mostra que a ação deve facilitar o uso do PIX, aumentando o seu uso em lojas. O PIX em lojas o torna um concorrente forte dos cartões.

Os analistas Gustavo Schroden e Maria Clara Negrão destacam que as ações de modernização do PIX feitas pelo Banco Central podem afetar o uso dos cartões de crédito.

“Acreditamos que isso pode ser um movimento para começar a afetar as transações com cartões e está em linha com nossa ideia de que os bancos deveriam ter tarifas pressionadas em linhas específicas”, destacam.

Seja membro

Os especialistas visualizam de forma positiva o crescimento e modernização do PIX, dando muito mais praticidade para as pessoas efetuarem transações. No entanto, ainda se observa que a ferramenta pode prejudicar a receita dos bancos com relação às tarifas.

Dados do Banco Central mostram que o PIX teve um total d 649 milhões de transações no último mês de maio. No mesmo período, houve um total de 342 milhões de faturas, enquanto (TED/DOC) só foram 126 milhões.

O PIX deve continuar ganhando espaço no Brasil, por ser completamente gratuito, fácil de usar e sem burocracia. Hoje, é cada vez maior o número de estabelecimentos comerciais que buscam implementar a ferramenta.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marciobnws / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.