Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Saque e Pix Troco: descubra onde fazer as operações em locais próximos

0

O Pix, com quase dois anos de funcionamento no Brasil, se tornou o queridinho da população por sua praticidade e agilidade.

Entretanto, em novembro de 2021 foram lançadas pelo Banco Central as funcionalidades Pix Saque e o Pix Troco, mas, diferente das outras transações feitas via Pix, essas funcionalidades ainda têm baixa adesão dos brasileiros.

Como saber onde as funcionalidades estão disponíveis?

Segundo o balanço divulgado pelo Banco Central, hoje, existem cerca de 15 mil pontos de atendimento que oferecem essas modalidades, sendo eles caixas eletrônicos, estabelecimentos comerciais e correspondentes bancários.

As próprias instituições disponibilizam a lista dos postos de atendimento no formato de Dados Abertos. Também é disponibilizado ao usuário gratuitamente, um mapa, que é atualizado em a cada duas horas, para que ele possa encontrar onde as modalidades estão disponíveis, desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e a Pay Ventures.

Para ter acesso ao mapa, basta acessar o site mapapix.com.br, colocar sua localização e serão informados os estabelecimentos nas proximidades que dispõem do Pix Saque e Pix Troco.

Qual a diferença de Pix Saque e Pix Troco?

As funcionalidades são muito parecidas e possibilitam ao usuário obter dinheiro em espécie sem necessitar ir até um caixa eletrônico.

As duas funcionalidades do Pix se diferenciam, porque na modalidade saque, o consumidor que realizar um pagamento comum ao estabelecimento, recebe de volta o valor em espécie. Já na modalidade troco, o consumidor, ao fazer uma compra no estabelecimento, faz um Pix com um valor a mais para obter a diferença em espécie.

Limites do Pix Saque e Pix Troco

O usuário pessoa física conta mensalmente com oito operações gratuitas, incluindo os saques tradicionais.

O limite para saque diurno é de R$ 500,00 e para noturno é de R$ 100,00, mas, caso julgar necessário, o estabelecimento pode determinar valores menores.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar