Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix alcança o segundo lugar das formas de pagamentos no e-commerce

O Pix bateu novo recorde como forma de pagamentos no e-commerce.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Segundo dados do Estudo de Pagamentos GMattos, o Pix bateu novo recorde como forma de pagamentos no e-commerce, e agora, divide o segundo lugar com os boletos. O cartão de crédito segue em primeiro lugar no ranking, mas com menos possibilidades de parcelamento em 12 vezes sem juros. O estudo leva em consideração 59 lojas online, o que corresponde a 85% do comércio eletrônico do país. 

A redução na quantidade de parcelas do cartão de crédito é vista pelos analistas como uma forma de incentivo das lojas para que os consumidores passem a optar por pagamentos em uma quantidade menor de parcelas e sempre que possível optem pelo pagamento à vista. 

No início do ano passado, quando o levantamento começou a ser realizado, a quantidade de lojas online que aceitavam Pix como forma de pagamento era de apenas 16,9%. Em julho deste ano, esse percentual subiu para 78%, um aumento significativo. A avaliação da GMattos é de que a aceitação do Pix pode chegar a 92%. 

O aumento na aderência ao sistema de transferência instantânea pode ser justificado pela praticidade e pela rápida popularidade do sistema entre os brasileiros. Os lojistas têm oferecido descontos para os clientes que realizarem os pagamentos via Pix, o que tem contribuído para o crescimento dessa forma de transferência. 

A consultora ainda acredita que o Pix deve ultrapassar os boletos em breve na quantidade de vendas. Por enquanto, apesar do crescimento do sistema, o boleto segue estável quando consideradas as formas de pagamentos aceitas no e-commerce. 

Ranking de formas de pagamento no e-commerce 

Um estudo divulgado pela mesma consultoria elaborou um ranking com as formas de pagamento aceitas pelas lojas online em maio deste ano. Confira. 

  1. Cartão de crédito: 98,3%;
  2. Boleto: 76,3%;
  3. Pix: 74,6%;
  4. Carteiras digitais: 45,8%; 
  5. Débito: 28,8%.

Agora veja a comparação com o estudo mais recente. 

  1. Cartão de crédito: 98,3%;
  2. Boleto: 78%;
  3. Pix: 78%;
  4. Carteiras digitais: 47,5%; 
  5. Débito: 30,5%.

Recordes do Pix 

O sistema de transferência eletrônico, lançado em 2020, vem se consolidando cada vez mais entre os brasileiros. A praticidade, rapidez e a gratuidade das movimentações facilitam a vida em muitos aspectos. 

Em maio deste ano, o Pix atingiu a marca de cerca de 73 milhões de transações realizadas em apenas um dia. O recorde anterior foi registrado em abril, com 63.504 movimentações diárias. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em março deste ano, o número de usuários com chaves cadastradas chegou a 51 milhões, o que representa um crescimento de 72% em relação ao ano passado. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.