Você pode ainda conseguir o auxílio emergencial de R$ 600 e nem sabe! O governo criou o auxílio emergencial para diminuir os impactos da pandemia na economia. Entretanto, muitas pessoas acabaram não conseguindo aprovação no benefício. Mas o que muitos não sabem é que é possível tentar receber o benefício. Isso porque mais de 62 mil pessoas que tiveram o auxílio negado entraram na justiça até segunda-feira (31), para tentar receber o benefício. A informação é da AGU (Advocacia-Geral da União).
É provável que você também vá gostar:
Governo define aumento para aposentados e pensionistas do INSS para 2021.
C6 Bank ou Nubank: qual é a melhor conta digital em 2020?
FitBank no PIX: fintech vai aderir ao novo sistema de pagamentos instantâneos
Você pode ainda conseguir o auxílio emergencial e nem sabe
Dessas pessoas que entraram na justiça, aproximadamente 21% já conseguiu uma decisão favorável, que foi encaminhada ao Ministério da Cidadania para que o pagamento seja feito. É importante mencionar que algumas pessoas conseguiram receber as cinco parcelas de uma vez só.
Parceria com DPU
A DPU (Defensoria Pública da União) ajuizou aproximadamente um quarto dos processos. Ela presta assistência apenas para quem mora em um dos 70 municípios atendidos.
Sugestões para você
Há uma parceria da DPU com o Ministério da Cidadania que trata de resolver algumas divergências cadastrais diretamente, sem precisar passar por um juiz. Contudo, em casos que sejam mais complexos, a DPU precisa abrir um processo judicial.
De acordo com a DPU, 16.841 processos referentes ao auxílio emergencial foram abertos até o dia 27 de agosto, além de 70.563 procedimentos administrativos.
O trabalhador informal pode abrir um processo sem advogado nos Juizados Especiais Federais porque esse tipo de ação envolve menos de 60 salários mínimos.
Justiça define as parcelas e a forma de pagamento
O cidadão que conseguir na Justiça o direito ao auxílio emergencial, dependerá de decisão judicial para saber a forma de pagamento do benefício. Ou seja, pode ser que o trabalhador informal receba todas as parcelas de uma única vez. Mas também pode ser incluído no próximo calendário de pagamento da Caixa.
É provável que você também vá gostar:
Operação da PF apura fraudes no auxílio emergencial e ameaças ao presidente da CEF
Senadora quer regulamentar o mercado de criptomoedas no Brasil
Enfim, gostou da nossa matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, entre outros assuntos.
Imagem: Brenda Rocha/shutterstock.