Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Polêmica: Nubank usa Itaú para pagar seus funcionários

O Nubank, considerado o melhor banco do Brasil pela Forbes, não usa a própria conta para pagar os seus funcionários. Recentemente, os colaboradores da fintech revelaram que recebem o salário pelo Itaú.

Segundo os funcionários, o banco digital não oferece conta salário para a folha de pagamentos. O procedimento é terceirizado pelo concorrente, e, a não ser que os colaboradores peçam a portabilidade para a conta do Nubank, é por lá que eles recebem o pagamento mensal.

É provável que você também goste:

Inter ou Nubank: qual é o melhor banco?

C6 Bank lança nova conta de pagamento; será que vem rendimento automático, como o Nubank?

Nubank paga os funcionários pelo Itaú

As informações foram reveladas por dois funcionários do Nubank entrevistados pelo portal Tecnoblog. Questionada a respeito do caso, a fintech confirmou o fato, mas não explicou o motivo de fazer isso. Para complementar, a instituição enviou o seguinte comunicado:

“Com a portabilidade salarial, os funcionários do Nubank podem usufruir de todos os benefícios de nossos serviços. Nosso foco é desenvolver produtos que sejam direcionados para os clientes”

Aparentemente, essa curiosidade pode estar ligada ao fato do Nubank não ser, burocraticamente, um banco. Apesar de oferecer uma conta, cartão de crédito e opções de investimentos, pelas regulamentações do Banco Central a fintech é, na verdade, uma instituição de pagamentos.

Nubank não é banco?

De acordo com o especialista em fintechs, Bruno Diniz, entrevistado pelo Tecnoblog, o Nubank não ser um banco é parte da estratégia da empresa para fugir da burocracia e das taxas que essa categoria exige:

“O Nubank surgiu em 2013 dentro de um novo arranjo regulatório onde se criou a figura da instituição de pagamento. Entre as coisas que ela pode oferecer, há a habilidade de fornecer uma conta de pagamento, onde o cliente consegue realizar transações e operacionalizar boa parte de sua vida financeira. Em paralelo, o Nubank também ofereceu cartão de crédito, mas nunca se tornou um banco.”

Entre as diferenças de um banco para uma instituição de pagamentos, a principal é onde o dinheiro fica alocado. Um banco tem as chamadas “reservas fracionárias”, o que significa que o seu dinheiro pode ser investido em diversas opções e emprestado para outras pessoas.

Já instituição de pagamento, por outro lado, mantém seu dinheiro ali mesmo, aplicado em títulos públicos.

Porém, isto não esclarece o motivo do Nubank não oferecer uma conta salário, já que, segundo a regulamentação, a instituição pode oferecer esta opção para os seus clientes e funcionários. A fintech, até o momento, não esclareceu essa dúvida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com