Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ponto facultativo é anunciado para os dias 30 e 31 deste mês; saiba mais

O governo anunciou ponto facultativo nos dias 30 e 31 deste mês. Funcionários públicos poderão usufruir de um feriado prolongado.

No final de maio, o governo federal anunciou uma medida que temporariamente altera a rotina dos servidores públicos: a instituição de ponto facultativo no dia 31. Essa decisão está diretamente relacionada ao feriado de Corpus Christi, tradicionalmente celebrado na quinta-feira, dia 30 de maio.

A prática de decretar ponto facultativo em dias subsequentes a feriados é considerada uma estratégia para otimizar a gestão dos recursos humanos na administração pública, proporcionando um período prolongado de descanso para os servidores.

Quem será afetado pelo ponto facultativo?

Calendário
Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com

A medida do ponto facultativo abrange uma ampla gama de profissionais que atuam na administração direta, além de autarquias e fundações do Executivo federal.

Essa decisão proporciona aos servidores um prolongamento do feriado, permitindo um descanso adicional que pode contribuir para a melhoria do bem-estar e da produtividade das equipes ao retornarem às suas atividades.

Segundo informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a instituição do ponto está respaldada pela Portaria 8.617/2023, promulgada em 28 de dezembro de 2023. Esta portaria define de maneira clara os feriados nacionais e os facultativos aplicáveis ao ano corrente, proporcionando uma programação consistente e previsível para os servidores federais.

Veja também:

Azul e Gol viraram uma só empresa? Entenda as novidades

Outras datas para você se programar:

Feriados e pontos facultativos não apenas proporcionam momentos de lazer e descanso, mas também têm impacto econômico, influenciando o funcionamento do comércio e serviços. Confira as datas para você marcar no seu calendário:

  • 1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
  • 30 de maio: Corpus Christi (feriado nacional)
  • 31 de maio: ponto facultativo
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 2 de novembro: Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional)
  • 24 de dezembro: véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas)
  • 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
  • 31 de dezembro: véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas)

Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com