Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que o Auxílio Taxista ainda não está sendo pago?

Quando serão feitos os repasses do Auxílio Taxista? Confira o calendário.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta terça-feira (09/08), o Governo Federal começou os pagamentos dos projetos sociais aprovados pela PEC dos Benefícios. Assim, hoje inicia os repasses do Auxílio Brasil, Pix Caminhoneiro e Vale-Gás. Apesar disso, o Auxílio Taxista vai demorar um pouco mais para iniciar os pagamentos. 

Segundo informações do Ministério do Trabalho, os pagamentos deste benefício começarão apenas dia 16 de agosto. Ademais, o programa social contemplará motoristas de táxi de todo o Brasil, mas é preciso paciência, tendo em vista que de acordo com o Governo Federal, este é um benefício mais complexo que os outros. 

Assim, o Ministério do Trabalho afirmou que programas como o Auxílio Brasil e o Vale-Gás já têm suas bases de seleção definidas, uma vez que já existiam antes mesmo da aprovação da PEC do Benefícios. Além disso, o Pix Caminhoneiro também não foi tão complexo, visto que o Governo já tinhas os dados cadastrados na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 

Para fazer os repasses do Auxílio Taxista, a situação já é mais complicada, isso porque oficialmente, não há um órgão federal que conte e classifique os taxistas. Dessa forma, o Ministério do Trabalho não pode tomar a decisão de quem de fato tem direito ao benefício, pois a única lista que existe com esses dados fica com as prefeituras de cada cidade. 

Portanto, nas últimas semanas o Governo Federal tem pedido para que as gestões municipais mandem os dados de seus motoristas. Mas, apesar disso, o processo pode ser lento, já que o Brasil conta com mais de 5 mil municípios. 

Calendário do Auxílio Taxista 

Primeiramente, devido a essa situação de coletar os dados de cada trabalhador, diversos prefeitos ao redor do país fizeram uma crítica ao prazo dado para enviar as informações. Algumas prefeituras abriram um processo interno para gerar os dados e só então enviá-los ao Ministério. 

Apesar disso, a proposta do Governo é manter o calendário apresentado inicialmente. Sendo assim, as datas previstas para os repasses do Auxílio Taxista são: 

  • 1ª parcela: 16 de agosto; 
  • 2ª parcela: 16 de agosto; 
  • 3ª,4ª,5ª e 6ª parcelas: entre setembro e dezembro de 2022.

Além dessas datas, há um segundo calendário para taxistas que residem em cidades em que as prefeituras enviem as informações só após o prazo final. Confira abaixo o calendário:

  • 1ª parcela: 30 agosto; 
  • 2ª parcela: 30 agosto; 
  • 3ª,4ª,5ª e 6ª parcelas: entre setembro e dezembro de 2022.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.