Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo para enviar informações do Auxílio Taxista chegou ao fim

O prazo para envio dos dados para a seleção do Auxílio Taxista encerrou no dia 31 de julho. Um novo prazo deve ser aberto em breve

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O prazo para envio de informações para a participação do Auxílio Taxista foi encerrado no dia 31 de julho. De acordo com o Ministério da Cidadania, a partir da documentação enviada será realizada a seleção dos beneficiários. 

A responsabilidade de envio ficou a cargo das prefeituras municipais. As informações necessárias já estavam registradas nos mais de 5 mil municípios. Ainda não foi confirmado o número de documentações enviadas ao Ministério. Porém, algumas prefeituras não conseguiram enviar nada. O prazo estabelecido pelo Governo Federal foi alvo de críticas. 

Envio de documentação

O prazo para o envio teve início no dia 25 de julho. As informações deveriam ser encaminhadas por meio do site oficial da pasta.

Um problema encontrado pelas gestões municipais foi a desatualização dos dados dos taxistas. Algumas tiveram que iniciar um novo processo de coleta para enviar as informações corretas ao governo. 

Diante desse cenário, o Ministério da Cidadania já afirmou que um novo prazo será divulgado em breve para que possam ser enviadas as documentações necessárias. 

Nesse sentido, é importante que os motoristas de táxi confirmem seus dados com as prefeituras e confiram se há necessidade de alguma alteração. 

Auxílio Taxista 

O Auxílio Taxista é uma das medidas aprovadas pela PEC dos Auxílios, que prevê a ampliação e a criação de programas sociais, promulgada recentemente pelo Congresso Nacional. Cerca de R$ 2 bilhões serão destinados ao novo programa.

Após a aprovação surgiram muitas dúvidas sobre a aplicação, uma vez que o Governo Federal não possui um sistema de dados desses profissionais, diferentemente dos outros auxílios. 

Os valores ainda não estão definidos. A intenção é pagar 6 parcelas de R$ 1000 aos motoristas. Porém, esse valor pode variar de acordo com o número de beneficiários. 

Calendário Auxílio Taxista 

O pagamento das duas primeiras parcelas do Auxílio Taxista está previsto para dia 16 de agosto, para os taxistas registrados em prefeituras que já enviaram as documentações. 

Para aqueles cadastrados em prefeituras que perderam o prazo, os pagamentos devem acontecer no dia 30 de agosto. Para setembro, outubro, novembro e dezembro as datas ainda não foram definidas. 

Como será feito o pagamento? 

O pagamento do Auxílio Taxista será feito por meio da poupança social digital da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo Caixa Tem

A validade das parcelas é de 90 dias após o depósito. Após esse período, o montante retornará para a União. 

Para o recebimento é preciso que o CPF do motorista esteja regular junto à Receita Federal.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com