Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estou com o nome limpo, por que não consigo um cartão de crédito?

Um cartão de crédito pode ser um forte aliado para alavancar o seu poder de compra. Com ele, você pode comprar itens de consumo dos seus sonhos, sem precisar desembolsar o valor à vista. Contudo, ele pode também ser um vilão, e se não for bem utilizado, pode se transformar no maior pesadelo. Amado por muitos, e odiado por outros, o cartão de crédito é objeto de desejo de muitos consumidores. Entretanto, quase todas as solicitações passam por uma análise de crédito, e muitas vezes o pedido é negado. Se você está passando por isso neste momento, vamos explicar o que está acontecendo, e porque você não consegue um cartão de crédito aqui neste post.

Leia mais:

Cresce o número de consumidores com o nome limpo no Brasil.

Ourocard Bônus Celular International: anuidade é toda convertida em bônus para o celular.

Estou com o nome limpo, por que não consigo um cartão de crédito?

Você limpou o nome recentemente

Nesta hipótese, você se encaixa perfeitamente nisso. Vamos supor que você tivesse seu nome negativado, e com restrições no SPC, SCPC e no Serasa. Então, quitou as suas dívidas, e está tentando crédito no mercado. Neste caso, ainda aparece no seu histórico de dívidas antigas, não passa ainda confiança para as instituições financeiras. O mais prudente a se fazer neste momento, é aguardar e ter muita paciência.

Entretanto, se você já é cliente de determinada instituição, é mais fácil que o crédito seja concedido, pois o banco já conhece o seu perfil de movimentação bancária e a sua capacidade e responsabilidade com os pagamentos. O negócio é começar com limites baixos e ir aumentando com o passar do tempo.

Perfil de risco

Pode ser que você tenha recentemente completado dezoito anos, e que ainda não tenha um consistente histórico de crédito. Você precisa começar a sua vida financeira. Neste caso, comece a colocar as contas no seu nome. Tente colocar as contas básicas de consumo, como água, luz, telefone e internet. Tenha uma conta corrente e faça movimentações. Coloque as suas contas em débito automático, e por fim, cadastre-se no Cadastro Positivo. Somente essas ações farão com que seja considerado seu histórico de pagamentos, e as instituições financeiras passarão a liberar crédito com mais facilidade.

Você tem Score de crédito baixo

As empresas Boa Vista SCPC e Serasa Consumidor possuem bancos de dados dos consumidores e aplicam modelos estatísticos que determinam a pontuação de score de crédito de cada indivíduo. Atualmente é muito importante ter um Score de crédito de média a alta pontuação. Entretanto, o seu histórico de crédito é fator decisivo. Se quiser algumas dicas de como aumentar o seu Score de crédito, leia este super artigo.

Uma dica importante é não efetuar uma grande quantidade de pedidos de crédito ao mercado ao mesmo tempo. Essa prática vai evidenciar ao mercado que você está precisando de crédito, e com isso o seu Score de crédito vai despencar.

Você tem dívidas que caducaram

A instituição financeira vai fazer uma análise de tudo que tiver ao seu alcance, como nos bancos de dados da Serasa Experian, Boa Vista SCPC e SPC Brasil, por exemplo. Contudo, tem outro fator importante, é possível que seja feita uma consulta ao SCR, que é o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil. Através do SCR, as empresas conseguem ver o histórico dos últimos dois anos de tudo que você teve de dívidas.
Além disso, as dívidas que “caducaram”, ou prescreveram, são lançadas como prejuízo no SCR, e os bancos terão o entendimento que você gerou um prejuízo. Isso acontece inclusive com negociações que baixam demais a taxa de juros. Mesmo limpando seu nome, as empresas não darão mais crédito para você. Entenda mais sobre isso neste artigo.

Considerações finais

Estes são alguns dos motivos que fazem com que você não consiga um cartão de crédito. Portanto, fica evidente que é muito importante pagar as contas em dia, cuidar do seu Score de crédito, e sempre regularizar as suas pendências, inclusive as antigas. Aguarde alguns meses e tente solicitar um cartão de crédito depois de se assegurar de ter feito tudo isso.

Gostou da notícia?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs.