Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que os carros hatches gastam mais gasolina do que os sedãs?

Descubra por que os carros hatches costumam ter um consumo de combustível mais alto em comparação com os sedãs. Saiba mais.

O carro sedã se destaca no mercado automotivo como uma opção econômica e sofisticada, oferecendo conforto e elegância sem comprometer a eficiência energética. Dessa forma, contrariando a crença popular, esses veículos muitas vezes consomem menos combustível do que os hatches, mesmo sendo mais pesados.

Isso se deve ao seu design aerodinâmico, com traseira alongada, que reduz o arrasto e melhora a eficiência do combustível. Portanto, ao considerar a compra de um carro, os sedãs surgem como uma escolha inteligente para quem busca economia sem abrir mão do conforto e estilo.

Carros mais econômicos

Carros estacionados lado a lado em um estacionamento. Na imagem, é possível ver apenas a parte dianteira dos veículos. carro maquiado
Imagem: Mikbiz / shutterstock.com

O design mais achatado e aerodinâmico dos sedãs contribui para um consumo de combustível mais eficiente. Isso se deve à resistência reduzida do carro em relação à passagem do ar. Já nas versões hatches, a traseira termina de maneira abrupta, resultando na formação de turbulência após a tampa do porta-malas, o que eleva o arrasto aerodinâmico e, por sua vez, aumenta o consumo de combustível.

Com relação à economia de combustível, existem excelentes exemplos de modelos sedãs listados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. O ranking analisa, então, o consumo médio dos veículos vendidos no Brasil, e alguns modelos como Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos se destacam por apresentar menor consumo quando comparados com suas versões hatches.

Veja também:

Carteira do idoso: saiba como pedir e aumentar seus benefícios

Carros mais vendidos em 2023

Recentemente, a lista de consumo de combustível do Inmetro foi atualizada, destacando os carros mais vendidos em 2023. Então, os cinco sedãs com melhor desempenho em termos de economia são: Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S e Honda City.

  • Fiat Cronos: com motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, tem uma média de consumo energético de 1,42 MJ/km;
  • Chevrolet Onix Plus: motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas, tem média energética de consumo de 1,42 MJ/km;
  • Volkswagen Virtus: com motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas, tem uma média energética de consumo de 1,47 MJ/km;
  • Hyundai HB20S: motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, com média energética de consumo de 1,52 MJ/km;
  • Honda City: possui motor 1.5 flex e câmbio CVT, com média energética de consumo de 1,53 MJ/km.

Assim, com as crescentes preocupações com o meio ambiente e o orçamento pessoal, investir em um carro que une estilo, espaço interno e economia de combustível parece ser uma ótima escolha em 2023.

Imagem: Mikbiz / shutterstock.com