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Portal Gov.br: clientes do Banco do Brasil podem acessar diversos serviços públicos

A partir desta semana, cerca de 25 milhões de clientes do Banco do Brasil poderão acessar serviços públicos federais, estaduais e municipais. Para acessar, não é necessário um novo cadastro ou uma nova senha, já que o Portal Gov.br será integrado a conta corrente do banco.

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De acordo com o banco, o login único foi criado para estimular a digitalização de serviços públicos e desburocratizar processos durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Mais de 3.400 serviços públicos disponíveis

Com o novo recurso do Banco do Brasil, basta que o usuário digite seu número da agência, conta e senha de 8 dígitos para ter acesso aos 3.447 serviços oferecidos no portal. E o melhor é que, atualmente, 67% dos serviços oferecidos pela plataforma são completamente digitais, dispensando deslocamento até órgãos públicos.

Além disso, o login único do Portal Gov.br permite acesso a serviços digitais do Distrito Federal, de oito estados e quatro municípios. Os estados incluídos são: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já as cidades que possuem o recurso são: Recife, São Paulo, Blumenau (SC) e Rio do Sul (SC).

Como acessar o Portal Gov.br

Segundo o Banco do Brasil, o acesso aos serviços não será pelo site ou aplicativo do banco, mas diretamente no Portal Gov.br. Sendo assim, basta acessar o portal e clicar na opção “conectar-se com dados bancários”.

Conforme a própria Secretaria de Governo Digital, o processo é 100% seguro, sendo o nome do cliente e o CPF as únicas informações trocadas entre as duas instituições. Tanto dados cadastrais e financeiros quanto sua senha bancária continuam sendo acessados apenas pelo banco, e nunca pelo governo.

Veja alguns dos serviços públicos disponíveis

Nos estados e municípios que aderiram ao login único do Portal Gov.br, clientes do Banco do Brasil poderão acessar praticamente todos os serviços públicos por meio de uma senha.

Entre os serviços disponíveis estão resolver pendências com a União, pagamentos de taxas como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), quitação de taxas de limpeza e de iluminação pública,  acesso a informações sobre Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros. Se você é cliente do Banco do Brasil, pode começar a fazer uso desse recurso agora mesmo. Além de facilitar diversos processos que seriam feitos presencialmente, certamente também é uma forma de manter-se em casa e mais protegido durante a pandemia do novo coronavírus.

Para começar a fazer uso, acesse gov.br (link disponível aqui), clique em “Acesso GOV.BR” e selecione a opção de login “Banco do Brasil”. Depois de logado, basta escolher aquele entre os 3447 serviços disponíveis para acesso.

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Imagem destacada: Eliseu Geisler / Shutterstock.com