Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso consultar o pedido de aposentadoria pela internet?

O pedido de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) traz muita ansiedade para os cidadãos brasileiros, uma vez que se trata do resultado de anos de trabalho e dedicação. 

Neste sentido, antes era necessário aguardar pelo atendimento presencial, mas agora a consulta do pedido de aposentadoria também pode ser feita pela internet. Veja como a seguir.

Como consultar o pedido de aposentadoria

É indiscutível a facilidade que os serviços online trazem, principalmente quando se trata de burocracia e papelada. Por isso, não é mais necessário se deslocar a uma agência apenas para consultar o pedido de aposentadoria. 

São mais de 90 serviços que podem ser feitos totalmente online e tudo isso por meio do site Meu INSS. 

Sendo assim, confira abaixo o passo a passo para consultar o pedido de aposentadoria:

  1. Acesse o aplicativo ou o site meu.inss.gov.br;
  2. Na tela inicial, procure pela opção “Meus Benefícios” e clique nela;
  3. Feito isso, você será redirecionado a uma página com todos os benefícios que solicitou ao INSS. E, assim, poderá verificar o status do pedido que deseja consultar;
  4. Para mais detalhes, basta clicar no benefício que está consultando. Dessa forma, aparecerá o número e o tipo do benefício, além da condição em que ele se encontra.

Caso não tenha acesso à internet, você também pode consultar o pedido de aposentadoria entrando em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 entre 7h e 22h.

Por fim, entenda abaixo as mensagens indicativas da consulta do pedido de aposentadoria:

  • Pré-habilitado: a solicitação entrou oficialmente para o sistema;
  • Habilitado: os documentos foram entregues no INSS e estão sob análise;
  • Deferido: o seu pedido foi avaliado e o benefício foi aprovado pela Previdência;
  • Indeferido: a solicitação de aposentadoria foi negada pelo instituto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.