Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso parcelar as multas no Detran?

Saiba se existe a possibilidade de parcelar as multas emitidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O número de multas emitidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tende a variar bastante de acordo com a região. Enquanto dados apontam um crescimento de 37,8% em Campinas (SP) neste ano, Manaus (AM) registrou uma alta de 67% no volume de multas de trânsito aplicadas no primeiro quadrimestre do ano.

Ao serem multadas pelo Detran, é comum que as pessoas busquem saber se existe a possibilidade de parcelar a dívida, principalmente por conta das dificuldades financeiras que cresceram durante a pandemia da Covid-19. 

O fato de ter sido multado pelo órgão já deixa muitos proprietários preocupados e a situação tende a piorar quando o pagamento não é realizado. Mas, será que é possível parcelar a dívida e ficar ‘bem visto’ pelo Detran? Confira!

Posso parcelar as multas no Detran?

A resposta é sim. É possível parcelar uma multa aplicada pelo Detran. Como uma das opções viáveis, o Governo Federal buscou empresas credenciadas para que as dívidas de veículos sejam pagas em até 18 vezes.

Além disso, os donos dos veículos podem realizar o pagamento utilizando o cartão de crédito ou débito. Atualmente, doze instituições financeiras estão credenciadas para oferecer o serviço, válido somente para o caso de multa no Detran e outras taxas departamentais aplicadas. 

O que é contemplado pelo parcelamento da multa no Detran?

O parcelamento da multa no Detran não contempla débitos referentes a infrações ajuizadas por outros órgãos de transporte, como, por exemplo, às dívidas aplicadas por agências municipais e/ou rodoviárias federais. 

As empresas oferecem planos de pagamentos das pendências, possibilitando que o titular do cartão conheça previamente os custos adicionais de cada forma de pagamento. Essa característica é interessante, uma vez que permite que o indivíduo decida pela opção que cabe dentro de seu orçamento mensal.

Quais são as taxas aplicadas no parcelamento de multas do Detran?

Antes de efetivar o pagamento, é aconselhável realizar uma pesquisa de mercado, para aproveitar ofertas mais acessíveis. Atualmente, as empresas concedem fluxos de pagamento em 12 ou até 18 vezes, com taxas que ficam entre 3% e 20%.

Cabe destacar que o serviço é uma negociação privada e independente entre o titular do cartão e a empresa responsável pelo parcelamento da multa. O interessado pode consultar as instituições credenciadas no site oficial do Detran da região em que vive.

Quais taxas e multas podem ser parceladas?

Podem ser parceladas taxas e multas relacionadas ao IPVA, Seguro DPVAT e Licenciamento de 2022 para veículos usados e novos. Além disso, o parcelamento pode ser realizado com as dívidas referentes a multas leves, médias graves, gravíssimas e auto suspensivas (veja abaixo a que se refere cada uma delas).

  • Infrações leves: condução de veículo sem os documentos exigidos por lei;
  • Infrações médias: dirigir com calçados que não são presos aos pés, utilizar fones de ouvido conectados ao celular a um equipamento de som, transportar animais, entre outros;
  • Infrações graves: motorista e/ou passageiro sem o cinto de segurança;
  • Infrações gravíssimas: dirigir sem habilitação, conduzir um veículo com carteira de habilitação vencida a mais de 30 dias, estar portando carteira de habilitação e categoria do veículo diferentes, entre outros.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: wutzkohphoto / shutterstock.com