Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupança ainda vale a pena ou é melhor tirar o dinheiro de lá?

Atualmente, o investimento na poupança segue em 6,17% ao ano + a Taxa Referencial (TR). Ou seja, a poupança siga bem abaixo da inflação.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

No mês passado, a taxa básica de juros, a Taxa Selic, chegou a 13,25% ao ano. Diante disso, muitas pessoas que possuem algum dinheiro guardado passam a se perguntar onde vale a pena investir os valores. A meta é investir o dinheiro que está parado, de forma a render o melhor possível a partir da situação econômica do Brasil. Por isso, confira abaixo se ainda vale a pena investir na poupança ou não.

A poupança não vale a pena; entenda o porquê

Atualmente, o rendimento da poupança segue em 6,17% ao ano + a Taxa Referencial (TR). Ou seja, a alta da Selic faz com que a poupança siga bem abaixo da inflação. Abaixo, entenda o porquê.

1. Você perde dinheiro

Tendo em vista que a inflação está quase o dobro dos rendimentos da poupança, deixar o dinheiro nessa faz você perder um valor considerável. Pense que os seus ganhos do ano se desvalorizaram em torno de 10%. Se você deixar o dinheiro na poupança, ele vai render pouco mais de 6% no ano.

2. Teto de rendimento

A poupança possui um limite de rendimentos e atualmente ela já atingiu o teto. Ou seja, diferente de outras aplicações, os valores não podem aumentar mais.

3. A poupança não é o mais seguro

Isso mesmo. Embora seja segura, ela não é o investimento mais garantido de todos. O Tesouro Direto, por exemplo, é muito confiável, e um dos mais seguros.

Diante disso, no que investir?

Abaixo, veja como ficam outras formas de aplicação com a Taxa Selic atual.

InvestimentoRendimento líquido real, com desconto da inflação e do Imposto de Renda
Poupança-2,50%
Tesouro Selic1,50%
CDB de banco médio2,95%
CDB de banco grande-0,92%
LC3,43%
LCA3,67%
LCI4,02%
RDB3,04%
Debêntures incentivadas5,60%

A partir da tabela acima, é possível ver que os rendimentos mais vantajosos são as debêntures incentivadas. Elas são títulos de empresas para financiar projetos, por exemplo. Elas estão livres de imposto de renda, bem como as LCI e LCA – Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio.

Porém, se você não é um grande investidor, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é vantajoso. Para investimentos menores do que R$ 250 mil, compensa colocar o dinheiro direto no CDB para conseguir liquidez diária. Dessa forma, você deixa de perder dinheiro com a poupança.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Asier Romero / shutterstock.com