Estamos nos direcionando para uma realidade na renda fixa, com a taxa básica de juros (Selic), com os menores níveis da história. Enquanto isso, alguns países enfrentam taxas de juros negativas há alguns anos, como o Japão. Entretanto, quem aplicou dinheiro na poupança há alguns anos atrás, tem à sua disposição um dos mais atrativos investimentos do momento, com rendimento superior ao da NuConta, e maior que qualquer outro investimento em renda fixa. Somente nos últimos doze meses, a caderneta de poupança antiga rendeu 6,17% livre de tributos.

É provável que você também goste:

Não recebeu a restituição do IR? Caixa tem linha de crédito com dinheiro rápido

Taxa do empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa do Olé caiu.

Magazine Luiza está sorteando 100 Smart TV de 50 polegadas em site no WhatsApp e no Facebook?

Poupança antiga bate até o rendimento da NuConta, do Nubank!

Para quem vale a regra da caderneta de poupança antiga?

Quem tem dinheiro aplicado antes de 3 de maio de 2012, se escapa das novas regras de rentabilidade, que foram feitas para proteger os demais títulos e fundos, como o Tesouro Direto, todos eles indexados à Selic.

Quem tiver este dinheirinho guardado até hoje, não deve mexer. O Banco Central não informa o montande valor aplicado pelos brasileiros na caderneta de poupança antiga, mas estima-se que seja o equivalente a R$ 165,4 bilhões, ou 20% do total de R$ 827 bilhões investido pelos brasileiros na caderneta de poupança, de acordo com Cláudio Sanches, diretor de investimentos do Itaú Unibanco, em entrevista ao UOL.

“Não existe em lugar nenhum um produto melhor do que a poupança velha nem no mercado nem aqui no banco”, afirmou Sanches. “Quem tem essa poupança, não deve se desfazer desse dinheiro”, afirma.

A poupança atual é um péssimo investimento

Atualmente, a caderneta de poupança rende apenas 70% do CDI, e somente remunera no dia do aniversário do investimento. Ou seja, na data mensal em que a aplicação foi realizada, é creditado o rendimento referente ao total investido. Todavia, existem algumas “regrinhas” como se o dia cair em um final de semana ou feriado, o rendimento é creditado somente no próximo dia útil. Outra regra refere-se ao dia do depósito, se ele ocorrer entre os dias 29 e 31, o aniversário será somente no dia 1º do mês seguinte. Dessa forma, quase sempre são mais de 30 dias.

Todavia, cabe ressaltar que a NuConta é um excelente investimento, comparando com outras opções com liquidez diária. Ou seja, você pode simplesmente deixar o seu dinheiro lá, e rertirar quando e como quiser, que o rendimento será creditado, descontando-se o imposto de renda e o IOF, se antecipar o saque. A NuConta rende atualmente 100% do CDI, o equivalente a uma rentabilidade de 0,44% ao mês, ou 5,4% ao ano, muito próxima da taxa Selic.

E você, é um dos sortudos que tem algum dinheirinho aplicado na poupança antiga? Deixe seu comentário logo abaixo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.