Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupança tem o pior rendimento desde setembro de 2003

Com rendimento negativo de 3,21%, a caderneta tem pior rendimento desde setembro de 2003

0

Segundo levantamento realizado pela consultoria Economatica, nos últimos 12 meses, com base de cálculo encerrada em fevereiro, a poupança teve rendimento real (com desconto da inflação) negativo de 3,21%. 

Como resultado da taxa de juros básicos da economia, a já conhecida Selic, este rendimento foi o pior já registrado desde o mês de setembro de 2003. Além disso, o indicador de inflação utilizado foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ter aplicações com números tão baixos preocupa, pois a rentabilidade funciona como um indicador importante para que investidores consigam medir se o investimento terá algum retorno. Contudo, quando as porcentagens estão baixas, especialistas consideram uma opção ruim de investimento.

É provável que você também goste:

Saiba mais sobre a nova linha de crédito imobiliário da Caixa atrelada a poupança

Caixa lança financiamento imobiliário corrigido pela poupança. Será que vale a pena?

Warren está dando muitos prêmios para quem sair da poupança

Seis meses consecutivos de rendimento ruim

Só no mês de fevereiro a poupança obteve uma perda real de 0,74%, o que é maior do que os 0,72% registrados pela taxa de CDI. Além disso, foi o sexto mês consecutivo de rentabilidade real negativa na caderneta.

A regra de remuneração mudou em maio de 2012. Até então, era fixa em 0,5% ao mês, mais variação da Taxa Referencial. Agora, a remuneração é com base na baixa da Selic. Sempre que a Selic está com menos que 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta é igual a 70% da taxa + a Taxa Referencial.

O problema é que a Selic está com a menor baixa de toda a sua história, em 2% ao ano. Ainda assim, mesmo com um valor de rendimento considerado muito baixo para dar alguma segurança, ainda há um número alto de brasileiros que investem na poupança.

De acordo com os dados recentes do Fundo Garantidor de Créditos, 234 milhões de contas poupança estão ativas em todo o país. Além do mais, aproximadamente 22 mil poupanças mantinham aplicações superiores a R$ 1 milhão de reais ainda em janeiro deste ano, o que é 28% maior do que ano passado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!
Imagem: Jantanee Runpranomkorn/shutterstock.com
Comentários
Carregando...