Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupatempo de São Paulo faz mutirão para renovação da CNH neste sábado (21)

O Poupatempo de São Paulo promove neste sábado (21) o primeiro mutirão de maio para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, serão atendidos motoristas que tiveram os documentos vencidos entre janeiro e fevereiro de 2021 e devem renovar até o dia 31 de maio deste ano.

Mais de 170 mil motoristas estão nessas condições, segundo estimativas do Departamento de Trânsito (Detran-SP). Com o objetivo de atender especialmente esse público, foram disponibilizadas 9,4 mil vagas distribuídas nos postos de atendimento do programa.

A liberação das vagas ocorreu na quarta-feira (18) e o agendamento pode ser efetuado nos canais digitais – aplicativo Poupatempo Digital (disponível para Android e iOS), portal e totens de autoatendimento nas unidades.

É provável que você também goste:

CNH: projeto quer tirar obrigatoriedade de autoescola

Renovação da CNH

Em 2022, o Poupatempo já fez cerca de 1 milhão de atendimentos para pedidos de renovação da CNH, deste total, apenas 414 mil foram realizados de forma presencial, nas unidades físicas. No decorrer de 2021, 7 milhões de cidadãos deram início ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo, sendo que 4,5 milhões de solicitações foram feitas de forma online, o que corresponde a 65%.

Aqueles que vão realizar a renovação simplificada, devem fazer de preferência de forma remota, no Poupatempo ou pelos canais do Detran-SP. Portanto, o motorista que irá efetuar esse procedimento não necessita comparecer presencialmente em uma unidade, basta seguir a instrução do atendimento online, fazer o exame médico na clínica determinada no decorrer do processo e por meio dos Correios, o novo documento chegará ao endereço cadastrado.

Já os motoristas que possuem CNH nas categorias C, D ou E necessitam fazer, com antecedência, o exame toxicológico em um laboratório que seja credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e durante o exame médico, o laudo poderá ser solicitado.

Esse exame tem validade de dois anos e meio para pessoas menores que 70 anos anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O motorista também pode pedir o rebaixamento de categoria por meio dos canais digitais e, inclusive, realizar o processo de renovação simplificada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com