Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo de recadastramento do Bolsa Família termina no dia 13/10; corra para garantir o auxílio

Mais de 4 milhões de famílias têm até a próxima sexta-feira (13) para fazer o recadastramento e não perder o Bolsa Família. Confira!

Em setembro deste ano, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) deu início ao recadastramento do Bolsa Família para os lares unipessoais, isto é, que contém um único membro.

Assim, mais de 4 milhões de pessoas que se encaixam nessa categoria estão com o cadastro bloqueado. No entanto, elas foram convocadas para realizar a atualização dos dados no programa social até a próxima sexta-feira (13). Confira mais detalhes a seguir!

Como saber se meu benefício foi bloqueado

Portanto, para o beneficiário saber se houve o bloqueio do Bolsa Família, basta acessar o aplicativo do programa social (disponível para Android e iOS) ou o site do Portal Cidadão. Dessa forma, caso o cadastro esteja bloqueado aparecerá a seguinte mensagem:

“Mensagem do Bolsa Família: Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho procure o setor do Cadastro Único na cidade até 13 de outubro e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações ligue 121. Motivo – Ave Unipessoal Cod. P4 – 23.

Além disso, o beneficiário também pode conferir a situação do registro no site ou aplicativo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), também presente para os sistemas Android e iOS.

Mão com esmalte preto segurando celular com logo do Bolsa Família na tela
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Atualização do cadastro no Bolsa Família

Como dito anteriormente, em setembro, o MDS deu início a um pente-fino nos cadastros de famílias que integram os programas sociais do Governo Federal. Com isso, pelo menos 205 mil cadastros unipessoais foram excluídos por irregularidades. A averiguação tem a previsão de ir até dezembro de 2023.

Veja também:

Lula quer liberar saque-rescisão para quem optou pelo saque-aniversário; entenda

Contudo, quem já recebeu a convocação para atualizar os dados deve realizar o procedimento até o dia 13 de outubro de 2023. Assim, caso não haja mais irregularidades, as famílias unipessoais poderão voltar a receber o benefício. Isso inclui parcelas retroativas referentes ao período em que o auxílio estava bloqueado. 

Por fim, clique aqui para conferir o calendário de repasses do Bolsa Família do mês de outubro.

Imagem: rafapress / shutterstock.com