Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo de validade da CNH muda a partir de que idade? Confira

Confira as novas regras para renovação da CNH. Saiba os prazos, procedimentos, custos e entenda como navegar por estas mudanças.

Desde 2021, com a sanção de novas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças significativas. O prazo de validade da CNH teve aumento, podendo chegar a 10 anos, dependendo da idade do condutor.

Neste contexto, é fundamental entender como essa mudança impacta diferentes faixas etárias, garantindo que todos os condutores estejam cientes das novas regulamentações. Saiba mais.

Quais foram as mudanças na validade da CNH?

A imagem mostra uma CNH.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Em vigor desde abril de 2021, esta mudança estabelece que para condutores com menos de 50 anos, a CNH possui validade de 10 anos. Entretanto, para os motoristas com idade entre 50 e 70 anos, a necessidade de renovação ocorre a cada cinco anos. Já para aqueles com mais de 70 anos, a validade é de três anos.

Veja também: WhatsApp vai parar de funcionar no celular de muitos brasileiros este mês; veja se você será afetado

Ademais, antes do Projeto de Lei 3267/19, que introduziu estas mudanças, a validade da Carteira Nacional de Habilitação era de cinco anos para motoristas com idade inferior a 65 anos. Por outro lado, condutores com mais de 65 precisavam renovar o documento a cada três anos.

Assim, vale salientar que dirigir com a CNH fora da validade é uma infração considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 aplicada, além de sete pontos anotados na habilitação.

Posso dirigir com a carteira vencida? Qual o processo de renovação?

À vista disso, há uma tolerância de 30 dias corridos após o vencimento do documento é aceita. Ou seja, os condutores podem dirigir com a CNH já vencida por até este período. Porém, após este prazo, é obrigatório iniciar o processo de renovação.

Para iniciar o procedimento de renovação, é necessário acessar o site do Detran de sua respectiva cidade e fazer login com o CPF ou CNPJ. Após a confirmação dos dados, o condutor precisa solicitar a renovação.

Contudo, a realização de exames é feita de forma presencial: se a renovação da CNH for para categorias C, D ou E, é preciso realizar o exame toxicológico. Caso contrário, apenas o exame médico é necessário. Com os exames aprovados, o próximo passo é pagar a taxa de emissão da renovação, com o custo do envio do documento. Os valores podem variar conforme o estado.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com