Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prazo máximo para acesso ao PIS/Pasep está próximo; saiba se você tem direito

Se você perdeu o PIS/Pasep pago neste ano, descubra se ainda há a possibilidade de resgatá-lo em 2023. Saiba aqui como fazer isso!

Em fevereiro deste ano, a Caixa Econômica Federal iniciou os depósitos do abono salarial do PIS referentes ao ano-calendário de 2021 para trabalhadores de instituições privadas. Simultaneamente, o Banco do Brasil ficou responsável pelos repasses do Pasep aos funcionários públicos. O período de pagamentos se estendeu até julho.

No entanto, é fundamental ressaltar que milhares de pessoas ainda não efetuaram o resgate do PIS/Pasep. Nesse contexto, o prazo para a retirada encerrou em julho, sendo que o valor pode chegar a até R$ 1.320. Portanto, é prudente verificar se ainda existe a possibilidade de sacar a quantia.

PIS/Pasep referente a 2021

O Programa de Integração Social (PIS) segue um calendário de depósitos baseado no mês de nascimento do empregado. Por sua vez, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), realiza os depósitos conforme o número de inscrição social do funcionário. Dessa forma, em 2023, os pagamentos iniciaram em 15 de fevereiro e terminaram em 17 de julho.

Uma placa branca com PIS/Pasep escrito em azul, além de uma calculadora verde e um porquinho rosa num fundo de madeira
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Para ser elegível ao benefício, o trabalhador deve preencher certos critérios. Primeiramente, é necessário que esteja inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos. Ademais, a pessoa deve ter recebido, ao menos, dois salários mínimos durante o ano de 2021.

No caso dos empregados do setor privado, é imprescindível que tenham cumprido um período mínimo de 30 dias de atividade com registro formal ao longo de 2021. Por fim, é fundamental que o empregador tenha fornecido os dados ao governo para que o funcionário possa receber o abono salarial.

Ainda posso resgatar essa quantia?

Se o trabalhador perdeu as datas de pagamento, ainda existe a oportunidade de realizar o saque dos valores do PIS/Pasep até o dia 28 de dezembro de 2023.

Veja também:

Pix: por que existem brasileiros que ainda não usam a ferramenta?

Além disso, é válido verificar a elegibilidade ao abono por intermédio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o qual é compatível com dispositivos Android e iOS. Ainda, os funcionários do setor privado também podem efetuar a consulta através do Caixa Tem, que está disponível igualmente para plataformas Android e iOS.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com