Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente do BC confirma lançamento do Real Digital para o 2º semestre

Em um evento promovido pela Arko e Traders Club (TC) na última segunda-feira (11), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou o lançamento do Real Digital a partir de julho deste ano. No primeiro momento, a moeda não poderá ser utilizada por algumas pessoas até que o projeto-piloto seja concluído.

No final de 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já tinha confirmado que o Brasil teria uma moeda digital e que a mesma seria desenvolvida pelo BC com moldes diferenciados. Além disso, ele ainda informou que a autoridade monetária criaria uma “moeda digital de Banco Central”. 

É provável que você também goste:

Banco Central: servidores decidem continuar com a greve

Como anda o desenvolvimento do Real Digital?

Durante o evento, Campos Neto não passou muitos detalhes sobre o andamento do desenvolvimento da moeda, nem explicou em que situações o Real Digital poderá ser utilizado no mercado econômico. 

Apesar disso, espera-se que a moeda digital brasileira chegue para melhor alguns pontos, como eficiência do mercado de pagamentos de varejo e estímulo à competição, além da inclusão financeira para a população que ainda não é atendida adequadamente por serviços bancários.

Qual será o valor do Real Digital?

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, informou que o valor do Real Digital será baseado no Sistema de Transferência de Reservas (STR). Nessa plataforma, acontece a liquidação final de todas as obrigações financeiras do país.

Supermercado em São Paulo já aceita criptomoedas como forma de pagamento

Uma loja da rede de supermercados Shibata, localizada em São José dos Campos (SP), passou a aceitar criptomoedas como forma de pagamento. Não existe limite de preços e os clientes podem comprar qualquer item, além de terem acesso a informações sobre a moeda.

A intenção do empreendimento é que, após este primeiro teste, outras lojas da rede também passem a aceitar a moeda Wibx, criada pela criada pela startup Wiboo. Confira mais informações clicando aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com