Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Presidente do INSS se pronuncia sobre cancelamento de benefícios

Recentemente, o presidente do INSS falou sobre supostos cancelamentos de benefício com a implementação da Inteligência Artificial. Confira!

Em entrevista recente à CNN, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, assegurou que a nova ferramenta de inteligência artificial (IA), que passou a operar, nesta segunda-feira (15), para combater fraudes em atestados médicos não irá cancelar benefícios de maneira indiscriminada.

Embora o presidente do INSS tenha reconhecido que a ferramenta de IA pode cometer erros, ele garantiu que, caso isso ocorra, o beneficiário afetado terá direito à ampla defesa. Isso porque, de acordo com Stefanutto, o cancelamento de um benefício só ocorre depois que o INSS tem certeza de alguma irregularidade. Veja mais!

Uso da inteligência artificial para conceder benefícios do INSS

Como dito anteriormente, o INSS começou a implementação da IA nesta segunda-feira (15). Assim, a nova ferramenta atuará nos pedidos de auxílio-doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária.

O Dataprev foi o responsável por desenvolver a IA, que fará uma análise criteriosa nos atestados enviados pela plataforma Atestmed, também criada pelo INSS para substituir o atendimento presencial em casos de afastamentos por incapacidade entre 15 e 180 dias. 

Veja também:

Empresas de pagamento deverão explicar cobrança de juros

O objetivo é cruzar dados, como nome, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), assinatura do médico e endereço de onde procede o arquivo. Por fim, o presidente do INSS destacou que, no caso de um erro cometido pela IA, será garantido o direito de ampla defesa e contraditório ao segurado. 

Liberar benefícios INSS
Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com

Como solicitar o auxílio-doença pelo Atesmed

Para solicitar o auxílio-doença do INSS pelo Atesmet basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar a opção correspondente ao seu caso;
  • Preencher informações pessoais básicas;
  • Clicar em “Não sou um robô”;
  • Por fim, anexar documentos necessários e finalizar o pedido. 

Além disso, vale destacar que é preciso que o documento médico tenha sido emitido há menos de 90 dias da Data de Entrada do Requerimento (DER).

Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com