Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apenas 3% dos aposentados se sustentam hoje com previdência privada

Resultado foi divulgado em pesquisa feita pela Anbima e Datafolha.

0

Apesar da previdência privada ser uma ótima alternativa de segurança financeira para o futuro, ela ainda é uma realidade para uma parcela muito pequena da população. De fato, apenas 3% dos aposentados atualmente têm a modalidade como parte do seu sustento.

Esse dado foi divulgado na pesquisa “Raio X do Investidor Brasileiro”, realizada pela Anbima em parceria com o Datafolha. Para saber mais sobre o tema, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Lei muda perícias e cálculo da aposentadoria do INSS; veja como afeta seu bolso

5 melhores países da Europa para você se aposentar

Brasilprev lança plataforma de curso virtual gratuito sobre previdência privada

Apenas 3% dos aposentados se sustentam hoje com previdência privada

Dessa forma, segundo divulgou a pesquisa, os recursos do INSS hoje são a fonte de renda de 92% dos aposentados no Brasil. Já o percentual dos que recorrem à previdência privada é de 3%, assim como o percentual de aposentados que vivem de salário próprio ou de suas empresas, ou seja, que seguem trabalhando.

Dessa forma, os recursos provenientes da família ou dos filhos ficaram em 2%, e renda de pensão, aluguel ou investimentos sustentam 1% dos aposentados.

De acordo com a Anbima, um dos fatores que leva à pouca adesão da previdência privada é o preço. Afinal, a maior parte dos brasileiros não consegue separar uma renda para investir neste objetivo. Hoje, 70% da população não consegue fazer sobrar nada no fim do mês, disse a associação.

Além disso, a crise gerada pela pandemia de covid-19 tornou ainda mais difícil separar renda para o futuro. Muita gente está com problemas de dinheiro para situações imediatas, não fazendo sobrar parte da renda para investir no amanhã.

Porém, a pesquisa mostrou também que pessoas de classe A e B aderiram mais à previdência privada, com um total de 8%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar