Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Privatização da Eletrobras permitirá compra de ação pelo FGTS, mas vale a pena?

A privatização da Eletrobras voltou a ser considerada depois de muitas discussões de negociação.

No mês de janeiro, a instituição divulgou que prevê aceitar as solicitações para uma oferta global de ações no segundo trimestre de 2022.

No Brasil, o objetivo é compartilhar ações na Bolsa de Valores brasileira (B3) e possibilitar a aquisição até mesmo com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Mas, afinal, vale a pena investir considerando a atual situação política e econômica do país? Confira, a seguir, o que os especialistas aconselham para aqueles que querem começar a investir na empresa. 

É provável que você também goste:

Lucro FGTS 2022: confira o prazo de depósitos e se você tem direito

Debêntures em alta: entenda como esse investimento funciona

Lucro abaixo do esperado faz ações do Santander caírem

Vale a pena investir na Eletrobras?

Com a privatização da instituição, a ideia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é que os funcionários possam utilizar até 50% da sua quantia do FGTS para adquirir ações da Eletrobras. 

Além disso, trabalhadores e aposentados da companhia estatal e das subsidiárias terão até 10% de prioridade nos investimentos. 

Assim, a expectativa é de que em torno de R$ 6 bilhões do fundo sejam utilizados com o objetivo de investir na Eletrobras. 

O que dizem os especialistas?

Em entrevista para o site UOL, especialistas apresentaram diferentes opiniões sobre o investimento na Eletrobras, mesmo aproveitando o FGTS. 

Os analistas consultados pensaram, principalmente, nos impactos que podem ocorrer neste ano por ser uma época de corrida eleitoral. 

Phil Soares, da Órama, afirmou que a Eletrobras tem ações de muita qualidade, com atuação em setores de transmissão e geração. Isso pode ser um bom atrativo para os interessados. Dessa forma, Soares acredita que a compra de ações vale o risco. 

Já o Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, diz que a previsão para a instituição ainda é “nebulosa” para este ano, por ser época de eleições.

Por isso, Cruz aconselha a evitar a estatal devido às “possíveis interferências de uma troca de comando que leve a companhia para outra direção”. 

Conclusão 

Dessa forma, com base na análise dos consultores, percebemos que é necessário pensar com cuidado antes de comprar as ações da Eletrobrás, sobretudo devido ao atual cenário político e econômico do Brasil. 

Além disso, é preciso refletir sobre a perda de ativos da instituição, como os investimentos futuros na usina nuclear de Angra 3 e a hidrelétrica de Itaipu. 

Também é preciso levar em consideração caso queira investir no exterior, pois o investidor deve considerar as tarifas de corretagem e as oscilações do dólar. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pavel Kapysh / Shutterstock.com