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Procon autua BB, Bradesco e Itaú por não respeitarem os direitos dos consumidores

Procon realiza operação que notifica algumas agências do BB, Bradesco e Itaú por não seguirem a legislação. Clique e saiba mais!

O Procon, órgão de defesa do consumidor, autuou agências de três dos maiores bancos do país por não estarem seguindo as leis de direito do consumidor. Entre as irregularidades, o órgão apontou a demora em filas e a ausência de monitoramento, como senhas.

A ação ocorreu no Procon de Tocantins, que fiscalizou agências de 11 cidades do estado na última semana. O órgão realizou a operação “Tempo Certo” em parceria com a Superintendência de Proteção, por meio de atos de fiscalização.

Veja quais são as agências do BB, Bradesco e Itaú que foram autuadas

Durante a fiscalização, os agentes encontraram irregularidades que infringem os direitos do consumidor nas agências localizadas em:

  • Tocantinópolis, com o Banco do Brasil, por exceder o tempo limite de espera;
  • Porto Nacional, onde uma agência do Bradesco não fornecia filas numéricas com dia e horário de chegada;
  • Palmas, onde o Itaú recebeu notificação por não informar o valor das tarifas aos consumidores.

Todas essas circunstâncias ferem o direito dos consumidores e são passíveis de denúncia ao Procon por parte da população. Isso porque, em relação à fila de espera, o tempo limite é de 20 minutos em dias normais e 30 minutos em vésperas e pós-feriados. Quanto à notificação das senhas com data e hora, é importante para que o consumidor mantenha o controle oficial do período que está aguardando.

Posicionamento dos bancos após ação do Procon

Segundo o Bradesco, a agência tomará as providências para consertar o equipamento que emite as senhas, visando atender aos prazos previstos na lei. Já o Banco do Brasil confirmou o recebimento da notificação e informou que irá realizar os ajustes necessários para seguir a legislação.

O Itaú também se posicionou, deixando claro que as tabelas de tarifas ficam disponíveis online para todos os clientes, por meio de QRCodes. Assim, garantiu que irá recorrer à decisão do órgão.

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Caso você enfrente filas grandes ou tenha qualquer outro problema com os serviços, é possível denunciar para o Procon de Tocantins pelo número 151 ou (63) 99216-6840. Porém, caso você não seja do Tocantins, também é possível realizar a denúncia por meio dos canais oficiais do órgão em seu estado.

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com