Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A editora Panini foi procurada pelo Procon de São Paulo para dar explicações sobre problemas com de produtos relacionados à Copa do Mundo 2022. O foco do órgão é verificar como a empresa está realizando a comercialização de figurinhas extras, incluindo a legend gold de Neymar.
A legislação paulista possui regras específicas que visam a regulamentação da venda e distribuição de figurinhas. Por exemplo, a Lei 9.340/1996 traz em seu texto que “fica vedada qualquer campanha que tenha na sua distribuição figurinhas ‘raras’ ou carimbadas”.
Dessa forma, o Procon procura descobrir se essas figurinhas especiais se enquadram como raras, algo que depende do número de impressões em comparação com as “normais” realizadas pela empresa.
Reclamações sobre atraso ou falta de entrega de produtos também estão sendo apuradas pelo Procon
Além de estar ‘de olho’ nas figurinhas extras, o Procon encaminhou perguntas relacionadas aos materiais da Copa do Mundo, que deveriam ser respondidas pela empresa até a última sexta-feira (9).
De acordo com o Procon-SP, o número de reclamações sobre o atraso ou falta de entrega dos produtos chegou a 432 no último mês. É possível também encontrar diversos relatos sobre esses temas no site Reclame Aqui.
Questões que a Panini precisou responder
Entre as questões enviadas, estão a quantidade de itens, individuais ou kits que foram comercializados até então e se é possível rastrear a entrega dos produtos e se todos esses produtos foram objeto de reserva ou pré-oferta.
Além disso, o Procon solicitou que a Panini informasse se existe a possibilidade de compra direta e entrega imediata e se os prazos de entrega nessas modalidades são distintos. Também foi questionado quais são as ofertas veiculadas com o preço aplicado em cada produto, quantos tiveram as entregas realizadas, o número de pedidos pendentes e o quantitativo em estoque.
O que disse a Panini
Ao InfoMoney, a Panini disse que tem tomado medidas efetivas para aprimorar a comercialização dos álbuns da Copa do Mundo 2022. A empresa explicou que vem “aumentando exponencialmente o volume de produção do álbum e das figurinhas”.
A editora ainda contou que trabalha de maneira contínua com parceiros e fornecedores para atender a alta demanda pelo produto. A Panini também disse que irá melhorar o atendimento e “dar vazão às demandas” e que já aumentou o número de pessoas responsáveis pelo atendimento ao público.
Além disso, foi informado, em nota, que a empresa trabalha com o sistema de Unidade de Resposta Audível (URA). Esse sistema reconhece dígitos e voz e, posteriormente, consegue transferir e encaminhar chamadas para agentes humanos.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Jeniffer Fontan / shutterstock.com
