Procon notifica iFood e Zé Delivery por valor mínimo nos pedidos
O Procon do Rio de Janeiro notificou o iFood e o Zé Delivery. O órgão de defesa do consumidor repreendeu as duas empresas por conta do valor mínimo nos pedidos. Sendo assim, as duas marcas deverão prestar esclarecimentos ao Procon, que considera o ato como prática abusiva. Abaixo, confira os detalhes.
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De acordo com o diretor executivo do Procon, Igor Costa, o órgão fez um comunicado onde afirma que “condição imposta pela fornecedora obriga os clientes, em alguns casos, a comprar produtos que eles não querem, apenas para que consigam concluir a compra do produto inicialmente desejado”.
Dessa forma, as duas empresas receberam a notificação na última terça-feira (10) e devem dar explicações ao Procon. O iFood vai ter que responder quantos restaurantes possuem essa prática, e qual a porcentagem deles em relação ao total da plataforma. É necessário também, explicar como o cliente ganha a informação sobre o valor mínimo. Ademais, a empresa deve explicar qual a política que adota para definir o valor.
Enquanto isso, o Zé Delivery vai ter que explicar ao Procon quantos estabelecimentos impõe essa condição. Também é preciso informar como os clientes são informados e qual a justificativa para haver essa prática.
Em contato com o Tecnoblog, a marca Zé Delivery disse que:
“O limite quantitativo de pedidos é uma maneira de garantir que nossos parceiros, como pontos de venda e pessoas entregadoras, que possuem custos operacionais e logísticos relevantes, tenham equilíbrio econômico e consigam operar de maneira sustentável. Além disso, o pedido mínimo garante que seja possível levar aos nossos consumidores a comodidade de entrega em domicílio de bebidas geladas e a preço de mercado.”
Por fim, vale destacar também que o iFood adotou uma cobrança de serviço de R$ 0,99 em pedidos abaixo de R$ 20. De acordo com a empresa, a adoção da cobrança é uma “prática do mercado para demanda de itens com valores mais baixos”.
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Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com