Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon notifica iFood e Zé Delivery por valor mínimo nos pedidos

O Procon do Rio de Janeiro notificou o iFood e o Zé Delivery. O órgão de defesa do consumidor repreendeu as duas empresas por conta do valor mínimo nos pedidos. Sendo assim, as duas marcas deverão prestar esclarecimentos ao Procon, que considera o ato como prática abusiva. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

Procons de todo o Brasil poderão processar Apple e Samsung por venda de celulares sem carregador

Procon-SP notifica Burger King por vender Whopper de costela sem costela

Procon-RJ notifica Uber por exibir destino de viagem

Procon notifica iFood e Zé Delivery por valor mínimo nos pedidos

De acordo com o diretor executivo do Procon, Igor Costa, o órgão fez um comunicado onde afirma que “condição imposta pela fornecedora obriga os clientes, em alguns casos, a comprar produtos que eles não querem, apenas para que consigam concluir a compra do produto inicialmente desejado”.

Dessa forma, as duas empresas receberam a notificação na última terça-feira (10) e devem dar explicações ao Procon. O iFood vai ter que responder quantos restaurantes possuem essa prática, e qual a porcentagem deles em relação ao total da plataforma. É necessário também, explicar como o cliente ganha a informação sobre o valor mínimo. Ademais, a empresa deve explicar qual a política que adota para definir o valor.

Enquanto isso, o Zé Delivery vai ter que explicar ao Procon quantos estabelecimentos impõe essa condição. Também é preciso informar como os clientes são informados e qual a justificativa para haver essa prática.

Em contato com o Tecnoblog, a marca Zé Delivery disse que:

“O limite quantitativo de pedidos é uma maneira de garantir que nossos parceiros, como pontos de venda e pessoas entregadoras, que possuem custos operacionais e logísticos relevantes, tenham equilíbrio econômico e consigam operar de maneira sustentável. Além disso, o pedido mínimo garante que seja possível levar aos nossos consumidores a comodidade de entrega em domicílio de bebidas geladas e a preço de mercado.”

Por fim, vale destacar também que o iFood adotou uma cobrança de serviço de R$ 0,99 em pedidos abaixo de R$ 20. De acordo com a empresa, a adoção da cobrança é uma “prática do mercado para demanda de itens com valores mais baixos”. 

 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com