Procon-SP notifica C6 Bank por cobranças de empréstimos indevidos
O Procon-SP pediu explicações ao C6 Bank após receber várias reclamações de clientes que o banco teria realizado empréstimos consignados sem a solicitação deles, além de dificuldades para solucionar os problemas no serviço de atendimento.
É provável que você também goste:
Nubank e Mercado Pago se defendem no Procon sobre cadastros do Pix.
5 vantagens do banco digital next sobre a conta do Nubank
Governo quer criar marco legal das startups e do empreendedorismo inovador
Procon-SP notifica C6 Bank por cobranças de empréstimos indevidos
O órgão de defesa do consumidor afirma que ao todo, foram registradas 149 queixas contra o C6 Bank somente no mês de setembro e comparou com o mês de maio, quando somente uma reclamação foi registrada.
Agora, a instituição financeira tem 72 horas para responder aos questionamentos enviados pelo Procon.
O órgão quer saber:
- Como e por quais canais estão sendo ofertadas e contratadas as operações de crédito consignado;
- Como o consumidor pode efetuar o cancelamento da contratação quando há constatação do crédito indevido;
- Se foi verificada a ocorrência de problema sistêmico que poderia ter dado causa ao aumento de contestações de operações e quantas ocorrências semelhantes foram detectadas em 2020;
- Quais providências têm sido adotadas para solução dos problemas relatados; quais os canais de atendimento são disponibilizados ao consumidor.
“Se não houver esclarecimento por parte da empresa, o Procon aplicará uma multa severa e vai coibir esse tipo de prática danosa às pessoas, normalmente hipossuficientes, idosos e pessoas sem capacidade de avaliar o perigo que representa o superendividamento”, é o que afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Através de nota, o C6 Bank afirmou que em setembro fechou 100 mil contratos e que um “porcentual muito pequeno desse total” registrou reclamações. “Ressaltamos que todos os casos são resolvidos sempre sem prejuízo ao consumidor. Nossa equipe segue disponível para prestar o melhor atendimento aos nossos clientes”, diz o banco, que afirmou também “seguir o padrão de qualidade das melhores instituições do País”.
Enfim, gostou da matéria?
Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.
Fonte: Estadão Conteúdo
Imagem: Alessandro Salvatori/shutterstock