Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Profissionais do Cras vão à casa dos inscritos no CadÚnico para checar as informações?

O Governo Federal informou se é ou não permitida a ida de profissionais do Cras nas casas para checar os dados do CadÚnico. Confira!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) emitiu recentemente um comunicado clarificando que a ida de profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) às casas das famílias para checar informações prestadas ao Cadastro Único (CadÚnico) é permitida.

Por sua vez, o CadÚnico é o sistema que dá acesso aos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Continue a leitura!

Governo permite ida de funcionários do Cras para checar informações do CadÚnico

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

A emissão do comunicado ocorre após a circulação, nas redes sociais, de um falso decreto da Presidência da República que supostamente proibiria a busca ativa dos agentes dos Cras. A disseminação do conteúdo falso acontece em um momento no qual União, estados e municípios realizam ações em domicílios para atualizar os cadastros das famílias.

Logo, o objetivo é checar os casos de indícios de inconsistências nos registros. Ademais, segundo o MDS, a recusa em receber em casa o profissional para fazer a atualização cadastral pode levar à perda de benefícios e à exclusão do cadastro da família. Conforme as normas do CadÚnico, cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.

O que mais diz o comunicado?

O comunicado do MDS também informou sobre a busca ativa do CadÚnico realizada pelos funcionários do Cras. Trata-se, portanto, de uma estratégia que tem como objetivo localizar e incluir no sistema todas as famílias de baixa renda, prioritariamente as mais pobres.

Assim, haverá a atualização dos dados das famílias já cadastradas, sempre identificando corretamente quem são esses beneficiários, ainda conforme afirmou a pasta do Governo Federal em nota.

Veja também:

Fila do INSS aumentou no 1º ano do novo governo Lula?

Portanto, a atuação dos Cras é fundamental para garantir a efetividade dos programas sociais. Assim, a partir da verificação dos dados das famílias presentes no CadÚnico, é possível saber se elas ainda cumprem os requisitos para receber benefícios sociais.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com