Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto de lei deseja fazer do Pix um serviço essencial

A cada dia que passa, a greve dos servidores do Banco Central (BC) traz muita preocupação em relação ao sistema de pagamento instantâneo, o Pix. Em suma, a paralisação pode prejudicar ainda mais esse tipo de transação. Por conta disso, o Projeto de Lei nº 817/2022 deseja definir como serviço essencial os meios eletrônicos de pagamentos e transferências bancárias.

É provável que você também goste:

Clientes do C6 Bank já podem pagar fatura do cartão de crédito via Pix

Mercado Pago: entenda como funciona o Pix parcelado

Pix parcelado e carnê digital: conheça esses novos serviços que crescem e chegam cada vez mais aos bancos

Projeto de lei deseja fazer do Pix um serviço essencial

Até o momento, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) e o governo não chegaram a um acordo. Por conta disso, a greve deve se estender e diversos serviços podem ficar mais comprometidos. Como é o caso do Pix.

Em suma, o projeto é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (UNIÃO – SP) e se chama Lei da Greve. Se o Pix for reconhecido como essencial, o serviço não poderá ser interrompido no decorrer da paralisação dos trabalhadores.

Além disso, no texto, o deputado leva em conta as facilidades conquistadas pelo serviço do Pix, bem como a forma como a economia pode se comprometer sem esse serviço. Atualmente, ele é uma forma de pagamento fundamental para os brasileiros.

De acordo com o deputado federal, “Paralisar tais serviços em caso de greve significa impor uma chantagem à população brasileira. Mesmo a população mais humilde utiliza o sistema PIX para fazer transações”. A ideia em fazer o Pix ser um serviço essencial é proteger a população da interrupção do serviço.

Enquanto isso não acontece, o Pix pode ser interrompido a qualquer momento. Seja de forma parcial ou total, a greve dos trabalhadores do Banco Central pode comprometer o serviço. Entretanto, caso o Pix seja considerado essencial, ele deverá funcionar, mesmo que a greve permaneça por um longo período.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com