Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix parcelado e carnê digital: conheça esses novos serviços que crescem e chegam cada vez mais aos bancos

O Pix chegou para ficar. A modalidade de pagamento, lançada em novembro de 2020, já conta com 1 bilhão de transações todo mês. A adesão em massa do serviço fez com que a ferramenta evoluísse, contando com novas funções para o usuário.

Entre as atualizações mais recentes, o Pix parcelado ganha destaque entre os bancos que já incluíram essa opção no aplicativo. Além disso, para não perder o seu espaço no mercado, o carnê também ganhou uma nova cara. Confira as novidades.

É provável que você também goste:

Como conseguir um crédito pessoal com o Pix Parcelado?

Fez um Pix por engano? Veja o que fazer

Banco do Brasil passa a oferecer iniciação de pagamento via Pix

Pix parcelado

Essa nova função do Pix funciona como uma linha de crédito para o usuário, com a diferença que não é necessário o uso de cartão e o valor é descontado diretamente da conta do titular.

A taxa de juros varia de acordo com as regras dos bancos que possuem essa opção. No Santander, o cliente divide o valor em até 24 vezes, com débitos mensais automáticos e juros que começam em 2,09%.

No Picpay, o cliente pode converter saldo do cartão de crédito em Pix. Assim, os valores estão sujeitos às regras e aos juros do cartão. Já no Mercado Pago, o juros evolui de acordo com o histórico do cliente, mas começa a partir de 2,5% ao mês.

Por enquanto, outros bancos tradicionais como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de oferecer o Pix parcelado. As fintechs como o Nubank, Inter e C6 também não divulgaram se vão aderir a essa modalidade.

Carnê Digital

Para quem ainda prefere fazer o pagamento das compras por meio de carnê, saiba que essa opção também está sendo atualizada. Por meio do carnê digital, é possível parcelar os gastos sem a necessidade de um cartão de crédito. 

Uma das empresas mais recentes a aderir a essa mudança foi a Ame Digital, e agora o usuário tem a opção de fazer o carnê digital em umas das 4 lojas parceiras, são elas: Americanas, Submarino, Shoptime e Soube.

Grandes marcas como Casas Bahia e Magazine Luiza também já possuem essa opção em seus aplicativos. Eles funcionam igual um carnê físico tradicional da loja, porém, nele é possível conferir e pagar as parcelas que ainda faltam, analisar datas e prazos e também adiantar as parcelas que desejar.

Outra vantagem do carnê digital é o fato do cliente ter a possibilidade de parcelar em mais vezes o produto que deseja, muito além do que oferece um cartão tradicional. 

Com o avanço tecnológico, opções que buscam facilitar a vida do cliente se tornarão cada vez mais comuns. Já no final do ano passado, o Banco Central anunciou que vem mais novidades para o Pix em 2022.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com