Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Projeto pode interromper cobrança de consignado e negativação durante calamidade

0

O Projeto de Lei (PL) 1160/20 permite interromper a cobrança de parcelas de empréstimo consignado por pessoas físicas, em caso de calamidade pública nacional aprovada pelo Congresso. Conforme o texto, a suspensão vai valer do início da vigência do estado de calamidade até 90 dias após seu fim.

É provável que você também goste:

Conheça a modalidade de empréstimo que pode te dar fôlego financeiro durante e após a pandemia

TIM fecha parceria com empresa responsável pelo Cadastro Positivo para oferecer empréstimo

Como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito? Vale a pena?

A proposta, do deputado licenciado Darci de Matos (PSD-SC), no entanto, ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto acrescenta um artigo à Lei do Crédito Consignado e o motivo da proposta foi a pandemia de Covid-19.

Renegociação de empréstimo consignado

O projeto determina ainda a renegociação dos empréstimos com alongamento de prazo e adequação dos juros. Além disso, não haverá cobrança de taxas ou encargos, nem a inscrição dos devedores em cadastro de inadimplentes, com SPC e Serasa.

No caso dos idosos que recebem aposentadoria paga com recursos públicos, o PL prevê um limite dos juros a 110% da taxa Selic. “Tais empréstimos, por serem honrados pela União, apresentam risco baixíssimo de não pagamento e, portanto, não haveria por que cobrar um spread de crédito muito elevado”, explica.

Tramitação do PL que pode interromper cobrança de consignado

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Imagem: fizkes / Shutterstock

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar